Se você escolher o CMS errado, ou seja, um que seja simples demais ou complexo demais para você, ficará com dificuldades e terá dificuldade em transferir seu site para outro CMS.

Isso porque cada CMS tem seu próprio conjunto de temas e extensões que o seu site executa, tornando-o incompatível com os outros. Isso torna a migração de todo o seu site, especialmente o layout e a funcionalidade, para outro CMS quase impossível.

Tendo isso em mente, você pode ver porque é importante conhecer os pontos fortes e fracos do WordPress e Joomla, antes de construir seu site.

Mas antes de começarmos, vamos dar uma olhada no que essas ferramentas realmente são e o que elas fazem.

Antigamente, você precisava contratar um desenvolvedor da Web para criar um site para você. E isso levou tempo e foi muito caro.

Os desenvolvedores da Web costumavam construir páginas estáticas únicas e juntá-las para criar seu website. Cada página tinha seu próprio código, imagens, links e funcionalidades ligados a ela.

Isso foi um problema.

Digamos que você queira substituir o logotipo antigo de seu site por um novo ou atualizar seu design. Para fazer isso, seu desenvolvedor da Web teria que visitar cada página individual e fazer as alterações em todas elas.

Não havia ‘centro’ para administrar as coisas.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) mudaram isso. Eles dividiram um site em três partes básicas:

  • Conteúdo: em um CMS, imagens, texto, vídeos ou outros arquivos de conteúdo são armazenados separadamente do código e do layout do site. Com o clique de um botão, você pode adicionar qualquer tipo de conteúdo a quantas páginas desejar, sem alterar o código principal do seu site. É tão simples quanto arrastar e soltar.
  • Código: um CMS armazena o código principal, o que faz com que seu site seja executado independentemente do conteúdo. Isso facilita a adição de patches de segurança e novas funcionalidades ao seu site sem fazer alterações no conteúdo e no layout. É tão simples quanto atualizar um aplicativo com um clique de um botão.
  • Layout: Com um CMS, você obtém temas que você pode aplicar para alterar a aparência do seu site. Eles trabalham separadamente do conteúdo e do código, o que significa que você pode alterar o design do seu site em um clique, sem interferir em nenhum conteúdo ou plug-in do seu website. É como mudar o papel de parede do seu PC.

Ao separar um site nessas três partes (e oferecendo ferramentas fáceis para gerenciá-las), um CMS possibilita a criação de sites de classe mundial sem amplo conhecimento técnico.

Agora que está claro o que é um CMS, vamos começar nossa comparação do WordPress e Joomla! – e descobrir qual deles seria o melhor para você executar o seu site.

Qual é o melhor?

Não existe uma solução “tamanho único”. Todos os dois CMSs têm suas próprias vantagens e desvantagens e são criados para públicos amplamente diferentes (mesmo que não pareçam). Por esse motivo, nossa comparação se concentrará em destacar qual CMS é o melhor para você com base em sua situação exclusiva.

Vamos começar esse confronto com o CMS com o qual você provavelmente está familiarizado: o WordPress.

WordPress: um sistema de gerenciamento de conteúdo para as pessoas

O WordPress é responsável por aproximadamente 30% dos 10 milhões de websites do mundo .

É muito popular entre os blogueiros, criadores de conteúdo e proprietários de pequenas empresas. Mas grandes empresas e editoras como CNN, Time Magazine e Spotify também usam o WordPress para suas necessidades de conteúdo.

Prós de usar o WordPress

A principal razão pela qual o WordPress é uma escolha tão popular como um CMS é por causa de três coisas:

1. WordPress é de fácil utilização.

O WordPress é extremamente fácil de usar. Esta é a principal razão pela qual é preferido por todos, de bloggers a grandes casas de mídia. Aqui está o que torna o WordPress tão fácil de usar:

  • O painel do WordPress é fácil de entender: ele tem um menu simples do lado esquerdo onde você pode acessar claramente diferentes partes do seu site e fazer alterações. Criar um novo post, adicionar um novo plugin e mudar o tema é um processo fácil no WordPress.
  • É fácil atualizar o WordPress para a próxima versão: sempre que uma nova versão aparecer, você receberá uma notificação no topo do seu painel. Você pode simplesmente clicar nele para atualizar o WordPress.
  • Quase não há curva de aprendizado: o WordPress facilita a inclusão de novos temas, fornece configurações para cada plug-in instalado em janelas individuais e não exige que você gerencie bancos de dados. Isso significa que você pode entender e usar o WordPress sem nenhum conhecimento técnico.

2. O WordPress possui um robusto suporte da comunidade.

Usado por milhões de sites em todo o mundo, não é surpresa que ele tenha uma comunidade de usuários e desenvolvedores forte e vibrante. Existem centenas de milhares de blogs que ensinam dicas e truques sobre o WordPress, e tantos livros, vídeos e cursos que você pode comprar para se tornar um profissional do WordPress.

Além disso, o WordPress tem uma forte comunidade de desenvolvedores que contribui com duas coisas que são a espinha dorsal do WordPress:

  • Temas: Agora, você pode encontrar milhares de temas do WordPress projetados para todos os tipos de empresas. Existem temas de restaurantes, temas de tecnologia, temas de viagens e muito mais que você pode usar em seu site.
  • Plugins: o WordPress tem quase 35.000 plugins que você pode usar para ampliar a funcionalidade do seu site. Isso inclui tudo, desde serviços de segurança até ferramentas de personalização, que são necessárias para o desempenho de um site.

Além disso, tudo está localizado no repositório WP gerenciado pelo WordPress. Isso facilita a localização e a instalação de plug-ins e temas seguros no seu site.

3. Há pouca ou nenhuma curva de aprendizado.

Com o WordPress, gerenciando seus temas, instalando os últimos patches de segurança e atualizando plugins, tudo acontece em um clique. Você não precisa “aprender” como fazer essas coisas.

Contras do uso do WordPress

A simplicidade e facilidade de uso do WordPress é sua força. Mas, como uma espada de dois gumes, isso também pode se tornar a fraqueza do WordPress. Aqui está o porquê:

1. Fora da caixa, o WordPress não é muito funcional.

No WordPress, não existe um sistema adequado para organizar grandes quantidades de conteúdo. Você só pode criar uma única categoria para o conteúdo e marcá-la. Além disso, não é possível criar exibições personalizadas no painel e não é possível alterar facilmente partes de um tema sem alterar o código.

2. Você é extremamente dependente de plugins.

Como o WordPress tem um painel tão simples e com pouca funcionalidade, você precisa de plugins para quase tudo. Isso pode sobrecarregar o seu painel – e aumentar o custo de execução de um site, já que muitos dos plugins são pagos.

3. WordPress mantém tudo bem integrado.

Se você quiser mudar uma parte do seu tema para outra, você não tem essa funcionalidade. Além disso, se você quiser aplicar plugins a diferentes partes de seus sites, não poderá.

Joomla!: O CMS é o amigo de todos

O WordPress é adorado por quase todos, porque é muito fácil de usar, simples de gerenciar e tem uma interface minimalista. Mas nem todo mundo está procurando uma saída fácil.

Os desenvolvedores da Web, por exemplo, precisam de mais flexibilidade quando se trata de criar e gerenciar sites. E para isso, Joomla! é uma boa escolha. Dizem que ele foi baixado mais de 90 milhões de vezes e é o CMS mais usado depois do WordPress.

Prós de usar o Joomla!

Aqui estão algumas vantagens significativas do uso do Joomla! CMS para o seu site:

1: Joomla! vem com muitas funcionalidades prontas para uso:

Quando você instala o Joomla !, você obtém muita funcionalidade embutida logo no início. Dois exemplos disso incluem:

  • Otimização do mecanismo de pesquisa: com o Joomla !, você pode adicionar metadados e tags ao seu conteúdo. Cada parte do conteúdo terá sua própria meta descrição, palavras-chave e muito mais. Além disso, quando você cria itens de menu, um link para SEO é criado automaticamente também.
  • Pacotes de idiomas: você não precisa contratar tradutores para o seu site. Joomla! irá traduzi-lo automaticamente para o idioma de sua escolha em mais de 70 pacotes de idiomas que ele oferece.

Além disso, você pode gerenciar seus usuários, armazenar em cache o seu site a partir da velocidade e estender ainda mais a funcionalidade do seu site com extensões. Existem mais de 8.000 extensões gratuitas e pagas para o Joomla !, que, embora sejam menos do que os 35.000 plugins do WordPress, fornecem toda a funcionalidade que você precisa para levar seu site ao próximo nível.

2. Joomla! fornece personalizações poderosas.

Joomla! oferece vários tipos de extensões que permitem alterar a aparência e a funcionalidade do seu site. Por exemplo, aqui estão três tipos de extensões (embora haja mais), você pode personalizar seu site:

  • Componentes: essa é a maior forma de extensão, que tem uma parte do site e uma parte administrativa. Exemplos de componentes são as publicações do artigo e os feeds de notícias.
  • Plug-ins: essas extensões são responsáveis ​​por acionar eventos no seu website. Exemplos incluem os botões “carregar mais artigos” e “ler mais …”.
  • Módulos: Módulos são as partes menores, que compõem os componentes e são renderizados na página. Exemplos incluem itens de menu e banners.

Além disso, o Joomla! permite misturar e combinar modelos diferentes na mesma página. Por exemplo, sua barra de menus e rodapé podem ter estilos de modelos diferentes. Isso é possível porque o Joomla! permite substituir layouts, modelos e codificar seu próprio CSS personalizado.

3. Joomla! fornece aos desenvolvedores da Web uma estrutura sólida.

Joomla! não apenas fornece as ferramentas para criar e executar o seu site. Ele fornece uma estrutura completa para você usar o código principal do Joomla para construir seus próprios aplicativos da web e aplicativos de linha de comando.

Para isso, Joomla! oferece documentação estendida, um fórum ativo da comunidade e um sistema completo de roteamento para iniciar os desenvolvedores.

Contras de usar o Joomla!

A poderosa funcionalidade e flexibilidade do Joomla! é a sua fonte de força – mas também a razão pela qual pode não ser o ajuste certo para você. Aqui está o porquê:

1. Joomla! tem uma curva de aprendizado significativa.

Todos os recursos poderosos Joomla! fornece não são fáceis de descobrir. Para usuários menos experientes, encontrar as opções certas e usar as extensões pode levar algum tempo para se acostumar, porque há muitas opções disponíveis desde o início.

Mas uma vez que você tenha um ligeiro jeito, fica mais fácil entender como o Joomla! trabalho.

2. Não há armazenamento centralizado para temas.

Existem milhares de temas disponíveis para o Joomla !. Mas não há loja oficial onde os temas são oferecidos. Isso torna mais provável que você instale um tema que não seja completamente estável ou que não funcione corretamente. Além disso, se você tiver problemas, consulte um Joomla! especialista pode ser caro e ter tempo para encontrar.

3. Você precisa de conhecimentos básicos de codificação para usar o Joomla !.

Joomla! oferece aos seus usuários a capacidade de substituir os temas com seus próprios CSS e fornece uma estrutura para construir seus próprios aplicativos da web usando PHP. Para aproveitar ao máximo esses dois recursos, você precisará ter conhecimento de codificação.

Eai, qual você prefere?