Uma Content Delivery Network, comumente chamada de CDN, oferece uma maneira de reduzir o uso de largura de banda e o tempo de carregamento do site. Como isso acontece? Bem, isso requer alguma explicação sobre como funcionam os CDNs.

CDNs são uma rede de servidores dispersos geograficamente. Eles têm servidores em muitos locais diferentes, comumente chamados de pontos de presença (PoP). As CDNs podem conter parte do conteúdo do seu site para que, quando os visitantes carregarem seu site, o conteúdo seja carregado diretamente do CDN. Carregar diretamente do CDN reduz o esforço colocado em seu servidor de hospedagem, que normalmente seria o único a manter todos os arquivos.

Isso não só ajuda o seu servidor, mas também ajuda os visitantes. Os visitantes que tentarem carregar mídia para um site acessarão o PoP do CDN mais próximo a eles, reduzindo assim o tempo de carregamento que pode ser necessário para carregar de um servidor mais distante.

VANTAGENS DE USAR UM CDN

Quando usado adequadamente, um CDN pode diminuir o tempo necessário para carregar seu site. Conforme mencionado anteriormente, os visitantes que tentarem carregar o conteúdo do site de um CDN o carregarão automaticamente do PoP mais próximo de sua localização física. Isso pode não parecer inicialmente um grande negócio, mas imagine tentar acessar um site de outro país. Se o seu CDN tivesse um PoP dentro daquele país, você poderia pular para o PoP mais próximo e começar a carregar, reduzindo assim o tempo de viagem do pedido para outro país.

As CDNs também podem ajudar a lidar com tráfego de alto volume. Como o tráfego poderá acessar o PoP mais próximo, grandes volumes de tráfego de entrada acessando o conteúdo CDN serão balanceados entre diferentes servidores CDN. Isso tira um pouco da pressão do servidor de hospedagem do site para fornecer largura de banda.

QUE TIPO DE CONTEÚDO PODE SER USADO COM UM CDN?

As CDNs são um excelente recurso, mas você precisa saber que tipo de conteúdo funciona bem com um CDN e o que não funciona. Como mencionamos anteriormente, a mídia funciona muito bem com um CDN. Se você quer que ele sirva imagens ou vídeos, o CDN tem cobertura quando se trata de arquivos de mídia.

Outro tipo de conteúdo que funciona bem com o CDN é o conteúdo estático. Arquivos estáticos não podem ser alterados pela entrada do usuário. Alguns exemplos de conteúdo estático seriam seus arquivos HTML ou CSS.

No entanto, enquanto a mídia e o conteúdo estático funcionam bem com CDNs, o conteúdo dinâmico não. Arquivos dinâmicos podem ser alterados pela entrada do usuário. Por exemplo, a dinâmica pode assumir a forma de uma página que gera para o visitante no momento da visita. Embora isso possa ser bom para conteúdo específico do visualizador, os arquivos para isso não devem estar em seu CDN. O conteúdo dinâmico deve permanecer na sua conta de hospedagem.

COMO AS CDNS SÃO COBRADAS?

Geralmente, os CDNs são cobrados com base em quanto da largura de banda do CDN você usa. Por exemplo, pairCDN, nosso par CDN específico de redes, fatura em “buckets” de 10 GB. A largura de banda CDN é separada da alocação de largura de banda da sua conta de hospedagem, portanto você não precisa se preocupar com o CDN que excede sua largura de banda ou atingir sua largura de banda limite. Essa separação entre a conta de hospedagem e a largura de banda do CDN pode ser útil ou prejudicial, dependendo de sua configuração. No entanto, a separação é geralmente útil.

COMO ESCOLHER UM CDN

Ao escolher um CDN para você e seu site, há várias coisas a considerar. Naturalmente, você quer um CDN que lhe dará o melhor serviço, então aqui estão algumas dicas para pensar enquanto olha para CDNs.

Primeiramente, considere a localização dos PoPs de CDNs. Você definitivamente vai querer pontos de presença perto da maior parte do seu público. Ter um CDN com PoPs perto das partes menores do seu público também é um bônus. Quanto mais PoPs um CDN possui, maior é a probabilidade de isso ocorrer.

Você também deve olhar para o segundo plano do CDN. Tem um histórico de confiabilidade ou os revisores dizem que o CDN lhes causou problemas?

Da mesma forma, considere o plano de preços da CDN. É simples? Você vê potencial para taxas escondidas? Veja o plano de cobrança do nosso CDN, por exemplo. Nós cobramos pelo que chamamos de “buckets”. Os buckets contêm 10 GB de dados do servidor CDN por US $ 1. Depois de usar 10 GB, você começará automaticamente no próximo intervalo. No final do ciclo de faturamento, você será cobrado por quantos intervalos você usou. O CDN nunca deixará de veicular seu conteúdo porque você atingiu o limite de dados.