Se você está aqui, é porque já sabe ou desconfia da primeira lição sobre defender WordPress: ele precisa ser defendido. Não a plataforma, quer dizer, também, mas o seu site construído em WordPress precisa de proteção.

Isto se deve porque a plataforma está pouco se lixando para a proteção dos sites de seus usuários? Não é isso. A questão é o fato de ser muito visada. O WordPress é a plataforma de construção e hospedagem de sites mais popular. Oferece ótimos recursos e funcionalidades de modo acessível para todos os tipos de usuários.

Qualidades que explicam sua popularidade e a base gigantesca de usuários pelo mundo. Um volume cobiçável para os hackers com sede de contravenções.

Portanto, é prudente e recomendável agir para manter em dia todos os protocolos de segurança. É importante se inteirar das melhores práticas para evitar dor de cabeça.

Ser alvo de hackers, não coloca em risco apenas os seus dados, mas os dados de seus clientes e a reputação do seu negócio.

Site com problemas de segurança é menosprezado pelo Google

Ainda tem isso. Fora o estresse de perder o acesso do site e o risco de dados importantes serem surrupiados, o Google “boicota” páginas com problemas de segurança.

Boicota como? Por exemplo, nos resultados das pesquisas sobre temas relacionados a área do seu domínio, o buscador evita colocar a página entre as primeiras opções. Ou seja, o site perde oportunidades de obter cliques orgânicos, pois dificilmente um usuário do Google segue para a segunda página de pesquisa.

Isso ocorre tanto com sites com histórico de ataque hacker, como aqueles com plugins e outros recursos de segurança desatualizados.

O desleixo com a segurança pode custar caro, mesmo se não entrar na mira de um malicioso com vasto conhecimento cibernético.

Por isso, veja agora como defender WordPress de ataque hacker para proteger os interesses do seu negócio.

Prossiga na leitura!

Boas práticas para defender WordPress de ataques hackers

Muitas das medidas são simples como cultivar pequenos, mas importantes hábitos, lembrar de apertar um botão ou usar um programa.

Outras, no entanto, exigem análise aprofundada para realizar escolhas certeiras e cruciais para garantir a segurança.

Nos tópicos abaixo, detalhamos uma por uma.

Confira!

1. Inevitável: atualizar o WordPress

É a ação mais básica para defender WordPress de ataques hackers, mas… acredita que há uma galera que não está disposta a gastar 2 minutinhos com a atualização?

Os principais motivos para essa resistência é o receio da versão mais recente entrar em conflito com o tema personalizado do site. Isto de fato pode ocorrer, é chato, mas acredite: é pior se deixar o site vulnerável e entrar na mira do Google e dos hackers.

Outro motivo para a resistência em atualizar o WP é o receio de “travar tudo” e ser obrigado a reinstalar o programa.

Imprevistos podem ocorrer; por isso, é importante contar com um backup de segurança para evitar perda total e ser obrigado a começar do zero.

Esses riscos são inevitáveis, mas ainda assim oferecem menos ameaças do que abandonar a defesa do seu WordPress. Acredite.

2. Atualizar plugins e temas

Plugins do WordPress são scripts que se conectam ao banco de dados do WP. Eles podem modificá-lo e excluí-lo.

Por isso, também é importante mantê-los sempre atualizados. O mesmo quanto aos temas que utiliza no site. Além de ser uma das medidas providenciais para defender WordPress, a prática é simples.

Normalmente, basta acessar o painel de configurações e verificar as atualizações pendentes. Basta clicar em um botão para pôr em marcha as atualizações disponíveis.

3. Mude a interface de administração

Para entrar como administrador no seu site precisa digitar “wp-admin” ou “login.php” após o endereço eletrônico? Sabia que esse é o padrão? Sabia que os hackers sabem que esse é o padrão?

Então… é bom dificultar o lado deles. Existe uma forma de alterar o acesso a esse diretório. Recomendamos que use o plugin Rename WP-Login.

4. Estabeleça as permissões de acesso aos arquivos

Defina as permissões de acesso aos arquivos como 0755 para pastas e 0644 para arquivos.

Essa medida é uma forma de defender WordPress evitando que um hacker consiga explorar fragilidades no gerenciamento de direitos e assumir o controle. Vale ainda destacar que as permissões de acesso realizadas incorretamente podem afetar a atualização do site e provocar problemas.

5. Invista em uma hospedagem segura

Muitas empresas decidem defender WordPress alugando espaço em datas centers espalhados pelo mundo para armazenar seus dados e aplicativos.

É uma escolha que costuma ser acertada. Em tese, uma empresa dedicada a esse serviço tem a disposição profissionais especializados que cuidam de proteger os servidores. No ambiente físico e digital.

É a transferência de um trabalho diário e importante para terceiros que garantem eficiência, segurança e economia de tempo. Mas para tudo funcionar como o esperado, naturalmente a empresa de hospedagem precisa cumprir a sua parte.

E isso nem sempre acontece. Esse mercado de Data Center está bombando porque o mundo digital não para de crescer, especialmente com o advento da pandemia.

Todos os anos pipocam centenas ou milhares de empresas do gênero querendo aproveitar essa onda.  Oferecem preços incríveis, mas nem sempre acompanhados por qualidade apreciável.

É um mercado que cada vez menos chance dá para amadores, visto que empresas de hospedagem são muito visadas por hackers. Elas abrigam enorme volume de dados, porque prestam serviços para diversas empresas.

Portanto, essas empresas de hospedagem precisam contar com verdadeiros experts no assunto para não virar alvo fácil dos hackers.

Priorize a segurança

Por isso, ao decidir defender WordPress investindo na segurança da hospedagem do seu site, pesquise sobre a empresa.

Critérios como desempenho e benefícios econômicos, claro, devem ser considerados. No entanto, o mais importante é avaliar o grau de especialização e experiência da empresa. Esses são os critérios fundamentais para avaliar o fator segurança.

A Link Oficial, por exemplo, trabalha com hospedagem e revenda de sites, e outros serviços relacionado, há mais de 15 anos.

Sua equipe de trabalho é formada por profissionais especializados e seu portfólio de clientes é vasto e valioso. Muito deles são verdadeiros parceiros de quase uma década!

Saiba + Gostou deste conteúdo de como defender WordPress de ataques hackers? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.