Construir uma loja online é uma ótima maneira de aumentar a receita do seu negócio – na verdade, as vendas de comércio eletrônico renderam mais de US$ 349 bilhões somente em 2016. Como proprietário de uma empresa, esse é um fluxo de renda que você não pode perder.

Mas a ideia de criar uma loja online pode ser assustadora se você não for técnico. Felizmente, é fácil começar, mesmo que você não tenha nenhuma experiência em codificação. WordPress e WooCommerce tornam o processo rápido e fácil, mesmo para um iniciante absoluto.

Por que WooCommerce?

Existem muitas opções diferentes quando se trata de plataformas de comércio eletrônico, então por que usar o WooCommerce? Em poucas palavras: é fácil, acessível e rápido. Milhões de usuários comuns da web o usaram para construir suas lojas online, e você também pode.

Aqui estão as especificidades:

  • WooCommerce é um plugin do WordPress – então, se você já estiver familiarizado com como instalar e ativar plugins, a configuração será muito fácil;
  • É gratuito e de código aberto. Isso significa que você pode baixá-lo, ativá-lo e atualizá-lo sem nenhum custo;
  • É fácil de instalar e configurar por conta própria, geralmente em apenas algumas horas;
  • Funciona com qualquer tema que você tenha atualmente em seu site WordPress;
  • Dezenas de temas, para que você possa criar uma loja que reflita sua marca;
  • Personalização irrestrita;
  • Blog integrado;
  • Classificações e comentários de produtos;
  • Galerias de imagens ilimitadas.

O que você pode vender com WooCommerce?

O problema com muitas plataformas de comércio eletrônico é que a gama de produtos é limitada: você só pode vender produtos físicos, ou apenas criar reservas e assim por diante.

Com o WooCommerce, você pode vender praticamente tudo o que quiser, incluindo:

  • Produtos físicos;
  • Assinaturas;
  • Downloads digitais;
  • Contente;
  • Compromissos.

Como construir uma loja online usando WooCommerce

Neste ponto, vamos supor que você já tenha seu site WordPress instalado e funcionando (se não, leia nosso post sobre como criar um site em três etapas fáceis que podem ajudá-lo a começar e depois voltar).

Para transformar seu site em uma loja online funcional, você começará instalando o plugin WooCommerce.

Como todos os plugins, isso significa ir para o painel do WordPress > Plugins > Adicionar novo. Uma vez lá, digite “WooCommerce” no campo de pesquisa.

Localize o plugin (deve ser o primeiro da lista) e clique em “Instalar agora”. Quando você vir o botão “Ativar” aparecer, vá em frente e clique nele. Você verá o assistente de configuração do WooCommerce, que o orientará na configuração da sua loja passo a passo.

Para começar, clique em “Vamos lá!”

Assistente WooCommerce

O assistente garantirá que você faça tudo o que precisa para que sua página funcione corretamente (e tenha uma ótima aparência). Estas são as etapas, em ordem:

Crie páginas de loja : O primeiro passo para construir sua loja online é criar as páginas necessárias para mantê-la funcionando sem problemas:

  • Loja: é aqui que seus produtos serão exibidos.
  • Carrinho: este é o carrinho de compras onde seus clientes podem revisar seus produtos antes da compra.
  • Checkout: é aqui que os clientes podem concluir sua compra.
  • Minha conta: uma página de perfil para clientes registrados onde eles podem visualizar pedidos anteriores e gerenciar sua conta.

Locale: é aqui que você lista seu país de operação, moeda e unidades preferidas.

Imposto: o WooCommerce ajudará você a descobrir as taxas de imposto com base na localização da sua loja. Se você for cobrar impostos sobre vendas, basta marcar a caixa de impostos principal e Woo o guiará pelo restante das etapas.

Métodos de pagamento: WooCommerce oferece uma variedade de opções de pagamento, incluindo PayPal, Vindi, AppMax e muito mais. Basta clicar nas caixas ao lado das que você deseja usar.

Adicionar produtos: para começar a adicionar produtos, vá para Produtos > Adicionar Produto no seu painel. A partir daí, você será levado a uma tela de edição de conteúdo onde poderá adicionar um nome de produto, descrição, dados, imagens e assim por diante.

Escolha um tema: depois de ter seus produtos listados, é hora de escolher um tema. Você pode pensar que esse deve ser o primeiro passo, mas é mais fácil determinar como seu site realmente ficará quando você puder ver seus produtos nele.

Preparando seu site de comércio eletrônico para o tráfego

As empresas podem esperar 120% mais visitas ao site nos dias mais movimentados da temporada de festas. Isso significa que o atendimento ao cliente, a velocidade do site, a confiabilidade do comércio eletrônico e a segurança devem fazer parte de sua estratégia de preparação.

Análise

Antes da chegada da temporada, convém revisar seu site. A primeira coisa a analisar é como suas vendas se saíram no ano passado. Procure por dados demográficos e fusos horários comuns. Veja quais foram seus horários de compras mais populares e crie um plano para isso.

Em seguida, você deve revisar seu site para extensões ou plug-ins desatualizados ou desnecessários. Os plugins podem reduzir seriamente a velocidade do seu site e interferir nas transações de vendas.

Por fim, revise seu pacote de hospedagem para garantir que ele possa lidar com os picos de tráfego que você experimentará durante a temporada de festas. Você não quer erros de servidor, tempos de carregamento lentos e falhas na web durante os horários mais movimentados.

Teste

Teste seu site sob carga. Use um site de teste para criar suas páginas de vendas de fim de ano, design etc. Dessa forma, você pode enviar suas alterações de uma só vez depois de testá-las completamente.

Pré-plano

Saiba quais serão suas necessidades de e-commerce. Vocês oferecem frete grátis durante algumas datas comemorativas? Quais incentivos você usará? Planeje previamente essas páginas e o design para que seus clientes possam ter uma experiência de vendas maravilhosa.

Esteja pronto para problemas! Se o seu site cair, qual é a sua estratégia? O que você fará se tiver problemas com seu carrinho de compras?

Você desejará ter um plano de backup antes de lançar seu site e realizar backups regulares durante a temporada de festas. Em alguns casos, você pode precisar fazer backups de hora em hora para não perder um dia inteiro de pedidos.

Otimizar para velocidade

Você sabia que pelo menos 53% dos visitantes do site para dispositivos móveis serão movidos para outro site se demorar três segundos ou mais para carregar? Quando você considera a tensão em sistemas e redes já estressados, sem mencionar os nervos desgastados dos compradores, é essencial ter um tempo de carregamento eficiente em seu site. Seu servidor também precisa manter seu peso quando os picos de tráfego da temporada chegarem.

Mencionamos extensões e plug-ins anteriormente, mas você sabia que imagens e animações grandes de sites são os motivos mais comuns para velocidades mais lentas do site? As imagens em seu site não devem ter no máximo 150 KB por imagem. Verifique com seu desenvolvedor, se você tiver um, para saber mais sobre suas opções de otimização de imagem.

Otimizar para vendas

Acredite ou não, a assistência ao cliente é uma grande parte da sua otimização de vendas. Como seus clientes encontrarão as respostas para suas perguntas? Você pode ter um bate-papo de atendimento ao cliente, um formulário de contato (não recomendado como entrada principal de atendimento ao cliente), vídeos do YouTube que explicam perguntas frequentes e muito mais.

Otimizar para celular

Não podemos enfatizar o suficiente como é importante que seu site seja otimizado para seu público móvel. Verifique seu site para garantir que ele seja responsivo para dispositivos móveis. Testes de velocidade também serão imperativos aqui.

Garanta que seu site seja seguro

Seus clientes estão confiando a você dinheiro, informações de cartão de crédito e dados pessoais. Eles precisam confiar em você, então você precisa garantir que seu site esteja protegido contra hackers e verificado para uso de cartão de crédito.

Apresente seus melhores produtos

Ao configurar sua loja de comércio eletrônico para os feriados, considere quais itens são mais propensos a vender. Coloque-os, junto com suas melhores vendas de fim de ano, bem na frente, onde as pessoas possam vê-los.

Se você tem um novo produto e espera que seja um sucesso, comece as promoções bem antes do feriado propriamente dito. Fale sobre isso em seus boletins informativos por e-mail, anuncie nas mídias sociais e talvez até poste um vídeo de apresentação. Aumente o hype para que seus clientes estejam prontos e esperando – você pode até usar o plug-in WooCommerce Pre-Orders para começar a receber pedidos mais cedo.

Ofereça uma variedade de opções de envio

Os custos de envio podem ser uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam seus carrinhos de compras online. Isto é especialmente verdade durante as férias. E quando você está competindo com grandes caras como Amazon e Walmart, que sempre oferecem uma opção de frete grátis, pode ser difícil.

O melhor que você pode fazer é oferecer uma variedade de opções de frete, para que o consumidor sempre encontre algo que atenda às suas necessidades. Frete econômico gratuito, envio para a loja e envio rápido são ofertas comuns.

Conversões de sites para celular

O Adobe Analytics descobriu que as vendas de compras on-line atingiram um recorde de US$ 108,2 na última temporada de festas. Isso é mais do que um aumento de 14% em relação ao último. Prevê-se que mais de 70% das visitas de e-commerce virão de dispositivos móveis. Isso significa que seu site deve ser otimizado para dispositivos móveis e simplificado para seus visitantes.

Há dois fatores principais a serem considerados: velocidade e usabilidade. Então, como você torna seu site compatível com dispositivos móveis e focado em vendas?

  • Mantenha seu design móvel simples. Projetos com gráficos pesados ​​e vídeos que são reproduzidos imediatamente tornarão seu site mais lento.
  • Use imagens otimizadas para dispositivos móveis para seus usuários.
  • Elimine quaisquer widgets ou complementos que não sejam necessários.
  • Certifique-se de que suas informações de contato, horário da loja, horário de resposta (para e-mail, etc.), endereço (se você tiver um local físico) e informações de remessa estejam disponíveis, atualizadas e fáceis de encontrar. Lembre-se de que seus clientes precisarão saber as últimas datas de envio antes do Natal, bem como o horário de funcionamento da sua loja de feriados. Essas coisas precisam ser claras e fáceis de ler para seus leitores móveis, então não use .jpegs.
  • Você deseja facilitar a movimentação de uma página para outra, portanto, facilite a interação e a leitura de seus links. Considere os botões sobre os hiperlinks, pois o dedo de uma pessoa e a sensibilidade da calibração da tela podem tornar irritantes os cliques nos hiperlinks. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver vários links próximos uns dos outros em seu conteúdo.

Cores

Você quer que seu site represente os feriados. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é utilizando cores. A cor vermelha é uma escolha popular, mas azul e prata também podem funcionar. Basta ter em mente que a deuteranomalia (sensibilidade reduzida à luz verde) é a forma mais comum de daltonismo. Isso significa que os verdes são mais difíceis de distinguir. A segunda forma mais comum é a protanomalia, sensibilidade reduzida à luz vermelha. Isso significa que você deve ficar longe de combinações de cores vermelho e verde, se possível.

Não tenha medo de usar grandes manchetes, grandes “tags” mostrando os preços de venda e utilizar o poder do espaço em branco. Um quadrado branco delimitado em vermelho tende a ser mais atraente do que um quadrado totalmente vermelho.

Incentivos de compras

Os incentivos de compras são outra ótima maneira de aumentar suas vendas no comércio eletrônico.

  • Descontos, avisos de frete grátis e o uso da urgência (vendas de valorização do cliente, vendas de fidelidade por meio de seu boletim informativo e muito mais) podem impulsionar as vendas.
  • Fique atento às oportunidades de vendas da Cyber ​​Monday e Black Friday. Ao utilizar esses dias para gerar seus maiores descontos e incentivos, você ganhará um público mais atento.
  • Crie pacotes para conjuntos de presentes de feriado. Utilize promoções de venda cruzada para atrair as pessoas para comprar.
  • Destaque sua seção de liquidação para que caçadores de pechinchas e compradores com orçamento limitado possam obter ofertas fantásticas.

Prova Social

Você quer que seu público saiba que pode confiar em você com seu dinheiro. Todos os anos, centenas de milhares de pessoas fazem sua primeira compra online durante as festas de fim de ano. Eles precisam saber que você é confiável. A prova social é uma maneira eficaz de fazer isso. Aqui estão algumas maneiras fáceis de mostrar prova social:

  • Coloque comentários/depoimentos em seu site de clientes anteriores.

Se você conseguir reunir esses elementos e lançar sua loja, estará um passo mais perto de atingir suas metas de comércio eletrônico. Certifique-se de verificar o canal de educação WooCommerce para obter mais informações e novos artigos sendo escritos o tempo todo.