Saiba como otimizar site WordPress de maneiras práticas e eficientes. O WordPress é uma excelente plataforma que fornece diversos recursos e seguranças, mas não é imune a problemas.

Geralmente é o próprio usuário que complica a sua vida ao encher a página de plug-ins horríveis e desnecessários. Plug-ins que deixam o site pesado, lento, um verdadeiro espantalho para os mecanismos de buscas. Mecanismos configurados para priorizar as melhores experiências aos usuários.

Ou seja, manter um site travadão, cheio de porcarias que reduzem seu desempenho é pedir para ser ignorado pelo Google. É trabalhar para permanecer distante do seu público-alvo.

Evite essa cilada recorrendo ao trabalho de otimizar site WordPress. Se você julga que sua página está aquém do que deveria, ou está em dúvida se fez as escolhas certas, não deixe de conferir as recomendações abaixo.

Prossiga na leitura!

7 maneiras de otimizar site WordPress

Acertar a mão no tema, escolher plug-ins que ajudam a acelerar e identificar problemas. Essas são algumas das dicas para otimizar site WordPress. Confira nos próximos tópicos mais detalhes e outras recomendações para garantir um site leve, eficiente e completo.

1. Escolha tema rápido e bem codificado

Escolhendo bem o tema, já facilita bastante para otimizar site WordPress. Um tema pesado pode levar horas para ser otimizado e nem garantir um excelente desempenho. Além disso, dificulta o trabalho do servidor e navegador.

Recomendamos que escolha um tema que não seja carregado demais de recursos adicionais. Geralmente, eles são a principal causa para o desempenho ruim. Dica: modelos repletos de JavaScript, Iframe, PHP são um chumbo grosso a afundar nos sites de pesquisa.

Dê preferência para versões em que consiga alterar todos os itens diretamente nas opções do tema. Os modelos padrão do WP são os melhores, pois são bem codificados, rápidos e personalizáveis.

Se manja de código, invista neles. Se não manja, contrate um desenvolvedor para construir a partir de um modelo padrão.

2. Escolha somente plug-ins necessários e de desenvolvedores confiáveis

Tem gente que se empolga na hora de adicionar os plug-ins. Só porque curtem suas funcionalidades e o visual que incutem no site, acabam atochando eles na página. Mesmo tais recursos não agregando nada na experiência do usuário ou sequer despertando o interesse deles.

Menos é mais. Escolha somente os plug-ins essenciais, os que são de fato imprescindíveis para o público que espera atingir e para a operacionalidade do seu negócio.

Plug-ins em excesso sobrecarregam a página e aumenta o seu tempo de carregamento.

Outra dica essencial é cuidar de escolher plug-ins que seguem os padrões de codificação do WordPress.  Antes de baixar pesquise sobre o desenvolvedor, principalmente no caso de plug-ins gratuitos. Verifique as avaliações dos usuários, a classificação por estrelas, as últimas atualizações.

3. Plug-in de cache é vida

Outra dica para otimizar site WordPress é investir nos plug-ins de cache. É um recurso utilizado para melhorar o tempo de carregamento da página.

Este tipo de plug-in armazena as cópias em cache da página. Tal função propicia acesso mais rápido ao banco de dados MySQL e agiliza as solicitações PHP e até  HTTP.

Um dos plug-ins de caches mais populares, com nosso aval, é o W3 Total Cache.

4. CDN ou rede de entrega de conteúdo

Uma Rede de Entrega de Conteúdo, também conhecida como CDN, trata-se datas centers espalhados em diversas localidades do planeta. Eles se encarregam de armazenar arquivos estáticos e fornecê-los aos usuários conforme sua localidade.

Em outras palavras, a depender de sua localização, a rede enviará arquivos estáticos do site pelo ponto de distribuição mais próximo.   Essa ação que contribui para acelerar a velocidade de carregamento da página.

5. Reduza a qualidade das imagens

É comum pensar que quanto maior a definição da imagem, melhor será a sua qualidade e nitidez. Bem, isso é verdade para o caso de publicações impressas, mas na internet não é necessária uma definição extraordinária.

Além de não acrescentar tanto visualmente, imagens muito pesadas prejudicam o carregamento da página. Prefira as opções mais leves, a diferença não é gritante pelo fato da imagem ser vista em tela. Caso fique uma porcaria, você pode alterar sem custo adicional. Portanto, teste sem medo as versões mais leves possíveis. Os formatos JPEG e PNG sem dúvida são os melhores.

Caso conte apenas com arquivos grandes, a dica é recorrer aos compactadores de arquivos. Esses programas reduzem a qualidade da imagem para diminuir o tamanho do arquivo e torná-los mais palatáveis para otimizar site WordPress.

Você encontra facilmente versões gratuitas na internet.

6. Use a compactação Gzip!

Outra excelente maneira para otimizar site WordPress é disponibilizar para os visitantes as versões compactadas do seu site. É exatamente essa a função do compactador Gzip.

Essas versões são carregadas mais rápido, pois se tratam de modelos enxutos que preservam apenas os elementos essenciais da página.

A melhor maneira de usar esse recurso é habilitá-lo no cPainel . Caso não tenha acesso, ative o plug-in pelo W3 Total Cache.

7. Escolha uma boa hospedagem

Sem uma boa hospedagem, todos os recursos citados até aqui serão medidas paliativas que ajudarão, mas jamais resolverão em definitivo o problema. Se os servidores da hospedagem forem lentos, não há muito que fazer.

Evite hosts que coloque milhares de sites em um mesmo servidor compartilhado. Também evite os sem experiência e suporte adequado.

Recomendamos que conheça os planos de hospedagem da Link Oficial. Em apenas alguns cliques você recebe um projeto online de hospedagem para site WordPress.

A Link Oficial é uma das empresas do ramo mais tradicionais e com longo histórico de serviços prestados. Atuante desde 2010, seus serviços de hospedagem são bem avaliados pelo público por garantir velocidade e suporte.

Acesse e conheça todos os seus planos de serviço e suas funcionalidades para sites WordPress. Garanta hospedagem de alta performance e desempenho incrível para o seu site ocupar o topo do Google!

Gostou deste conteúdo sobre 7 maneiras de otimizar site WordPress? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio e a sua opinião são muito importantes para nós. A sua participação faz a diferença!