Erros HTTP: o que são e as suas principais causas.

Provavelmente já se deparou com erros HTTP ao longo de sua vida digital. Surge como um código numérico na tela que sinaliza o problema para se acessar determinada página.

É sempre frustrante se deparar com esse erro, porque ele ocorre quando mais queremos acessar um endereço eletrônico.

Sabe quando você está na expectativa de entrar em um site para comprar os ingressos do show que está aguardando há tanto tempo? Mas em vez do layout da página visualiza uma tela em branco com um código esquisito?

Então… é isso. Frustrante. Você inicialmente acredita que digitou algo errado ou copiou o endereço errado, mas descobre que não. “É problema deles”. Aí, o jeito é aguardar.

Os erros HTTP podem ser apavorantes quando você é o dono do site que está vendendo o ingresso, por exemplo. Como assim? Que erro é esse? As pessoas não estão conseguindo acessar o meu site? Como vou vender?

Esse imprevisto pode ser resolvido rapidamente se você entender o que são os erros HTTP, porque ocorrem e quais são os erros mais frequentes. Identificando a causa da doença, é mais fácil tratá-la, certo?

Este é o propósito deste post. Te ajudar a entender o que são os erros HTTP, o que pode ser feito para reverter o problema o mais rápido possível se você for o dono do site.

Afinal, site fora do ar por muito tempo é terrível para a sua audiência e seu negócio. É um incêndio continuo que tem que ser apagado quanto antes.

Prossiga na leitura!

HTTP: muito prazer

Você já viu essa sigla. Mesmo sem perceber ela faz parte de seu cotidiano, pois é figura presente e garantida nos endereços dos sites que visita. Mas qual é o seu significado? Qual é a sua função?

HTTP é um protocolo que promove o contato entre o servidor do site com os seus dados e o navegador. Isso significa que ele é a ponte para você visualizar os conteúdos na internet.

“HTTP” significa HypeText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto).

Os servidores necessitam enviar respostas padrões aos navegadores quando estes acessam um site. Essas respostas são códigos que identificam a condição de uma página na internet. 

Ou seja, se está tudo bem com o site, ele se encontra ativo e operando, o servidor manda uma resposta padrão indicando que está tudo “ok”. O navegador pode visualizar a página sem problema.

Quando algo está fora do lugar, a página se encontra inoperante, apresentando algum problema, o servidor envia outra resposta padrão para esse caso e bloqueia o acesso. Essas respostas padrão, essa linguagem usada, é o que se denomina como protocolo HTTP.

Portanto, os erros HTTP se referem há problemas na página que impedem o seu carregamento por parte do navegador.

A numeração do código serve para apontar o tipo de problema. Essa informação pode ajudar a entender o que ocorreu e o que pode ser feito para reverter o problema.

Mas antes de partimos para os erros HTTP mais comuns, talvez tenha pintado uma curiosidade que não pode ser adiada.

O que seria, então, o HTTPS?

Tão presente quanto o HTTP é o protocolo HTTPS. Ele trata-se de uma versão “turbinada” do HTTP por contar com recurso de segurança adicional. O Certificado Digital para Site: Secure Sockets Layer (SSL).

Esse certificado torna a troca de informações entre o servidor e o usuário criptografada.

Um modo de transmissão de dados mais confiável e seguro, ideal para sites que recebem informações sigilosas, como dados de cartão de crédito, e-mail, telefone e senhas.

Para um e-commercer, por exemplo, é inviável hospedar um site sem essa certificação, representada por um “cadeado” digital ao lado do endereço eletrônico.

Sem o SSL, os usuários tendem a evitar comprar no site pelo medo de terem seus dados vazados.

Os principais erros HTTP

Muito bem, cremos que a essa altura já tenha sido possível ter uma boa compreensão do que se trata o protocolo HTTP e sua função. Agora vamos nos dedicar a listar os erros HTTP mais comuns a surgir nos navegadores.

Confira!

Solicitação incorreta: Erro 400

Um dos erros HTTP mais comum que com certeza ocorre diariamente. Ocorre quando o servidor identifica um erro na origem da solicitação de contato com o servidor. O caso mais típico é o erro de digitação do endereço eletrônico por parte do usuário.

O erro 400 também pode ocorrer com arquivo muito grande para ser carregado na página. Outras causas são cache de pesquisa DNS sem sincronia com o registro de dados e cookies expirados.

Usuário não autorizado: Erro 401

Erro que ocorre quando se tenta visualizar uma página sem credencial para acessá-la. Ou seja, trata-se de uma página restrita que obriga o fornecimento de login e senha

Falha proibida: Erro 403

Um dos erros HTTP mais comuns é o 403. Ele ocorre quando o navegador é barrado para acessar o conteúdo do site. Isto pode ocorrer quando o próprio dono da página restringe o acesso de usuários que não tenham sua autorização.

No entanto, esse erro também pode surgir devido a scripts de comando danificados ou com códigos incorretos.

Se você for o proprietário e se surpreender com esse erro, cabe verificar a configuração de seu site.

Se for o caso de códigos corrompidos, o procedimento é conferir se o arquivo “.htacess”está danificado.

Sendo o caso, ele deverá ser apagado e alguns plug-ins desativados. É um procedimento para verificar se há um plug-in em específico causando o problema.

Erro 404: Endereço não encontrado

Apresenta-se quando o endereço digitado não existe ou foi digitado incorretamente. Pode ocorrer quando o site é excluído ou tem sua URL modificada. Uma solução é redefinir os links permanentes no WordPress.

Planos de hospedagem que atendem a sua necessidade? Link Oficial!

Para assegurar que seu site não enfrente erros HTTP com recorrência, invista em um serviço de hospedagem profissional.

A Link Oficial hospeda sites de todos os perfis de empresa. Garante Certificado SSL, tráfego ilimitado e muitos outros benefícios. Confira os seus planos e aproveite!

Gostou deste conteúdo sobre erros HTTP? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio e sua opinião são muito importantes para o nosso trabalho.