Os avanços tecnológicos mudaram a maneira como os negócios funcionam e a maneira como os consumidores se engajam e interagem com um negócio também. As empresas agora divulgam todos os tipos de informações relevantes em seus sites e redes de mídia social para manter os clientes informados.

Muito raramente os clientes visitam uma loja física e ficam na fila de uma central de atendimento ao cliente para obter respostas às suas consultas. E como a maioria de nós faz nossas compras on-line, é apenas, mas espera-se que o atendimento ao cliente também esteja disponível.

Para se destacar entre a multidão na Internet, é de suma importância construir uma voz para sua marca. E é através de robôs conversacionais baseados em IA integrados em sites e contas de mídia social que as empresas podem desenvolver uma voz que reflita bem a marca e ofereça valor genuíno ao usuário final.

Novidade de Chatbots

Inteligência artificial é o futuro. Ele dobrará as taxas anuais de crescimento econômico até 2035 e a pesquisa da Digitas LBi mostra que um em cada três americanos não tem aversão a fazer uma compra de um chatbot. Mais da metade das pessoas acha que uma empresa precisa estar acessível o tempo todo e 49,4% prefeririam usar mensagens do que uma ligação telefônica.

Assim, as empresas simplesmente não podem ignorar os chatbots e não oferecer uma experiência de marca automatizada aos seus clientes. Os chatbots não são apenas um truque de marketing, quando usados ​​corretamente, podem realmente ajudar a construir o relacionamento com o cliente e levar o suporte ao cliente para outro nível.

O que torna a Chatbots uma grande oportunidade para as empresas?

A navegação na web móvel global está em ascensão e neste mundo móvel, as pessoas preferem usar o Facebook Messenger e outras interfaces baseadas em bate-papo para relatar problemas de atendimento ao cliente que enfrentam ou buscar informações sobre produtos e recursos.

E as empresas que demoram a lidar com esses problemas são rápidas em experimentar uma reação negativa. De acordo com a Social Media Today, quase 70% dos consumidores relataram problemas de atendimento ao cliente nas mídias sociais e 60% esperam uma resposta dentro de uma hora.

Portanto, não é de surpreender que centenas de chatbots sejam implantados em várias plataformas na Web como meio de melhorar o suporte ao cliente (captura de comentários, NPS e gerenciamento de reclamações). Os chatbots são realmente úteis para distribuição de conteúdo, campanhas de gotejamento e transmissões.

A empolgação em torno dos chatbots parece justificada quando você leva em conta como melhorou o aspecto de comunicação para as empresas. Tornou-se mais fácil para as empresas conversar com consumidores individuais em tempo real, engajá-los em conversas bidirecionais automatizadas em uma escala maior e tudo dentro de um orçamento.

O Chatbots também fornece às empresas um campo minado de dados para rastrear e medir as interações com os consumidores, a fim de otimizar melhor as experiências dos clientes.

Um chatbot também pode ser programado para funcionar como um assistente de vendas 24 horas, para geração de leads por meio de captura e incentivo de dados e como agente de conversão.

A maioria dos clientes prefere ter alguma orientação ao usar um website e pode preferir fazer uma pergunta para obter uma resposta em vez de navegar em um menu para pesquisar algo. Um chatbot pode ajudar com as vendas levando em conta as especificações do cliente para mostrar um carrossel de opções de produtos ou ajudar a diminuir produtos por preço, tamanho, etc. Um chatbot também pode fornecer um link para o cliente para facilitar a compra. Esses pequenos passos podem transformar um navegador casual em um cliente pagante em apenas alguns minutos.

Então você ainda está se perguntando se sua empresa precisa de um chatbot ou não?

A resposta simples é se você tem um orçamento para isso, então você realmente não deveria ter um segundo pensamento sobre a implantação. Embora existam alguns custos iniciais, saiba que um único suporte ao cliente, chatbot, tem a funcionalidade de dezenas de membros da equipe de suporte ao cliente.

Você pode manter representantes de atendimento ao cliente apenas para tratar de consultas complexas, mas o restante dos trabalhos de atendimento ao cliente pode ser atendido por bots.

Um chatbot pode, por exemplo, cumprimentar um visitante ao entrar em sua página inicial, responder perguntas sobre produtos ou preços, fornecer informações aos clientes sobre o horário de funcionamento da loja e fornecer detalhes de localização e até registrar reclamações de clientes que precisam ser acompanhadas.

Os chatbots também são significativamente mais baratos para projetar e construir do que os aplicativos completos. Tente sua mão em construir seu próprio bot usando Chatfuel , Manychat, Dexter , Botkit.ai e outras ferramentas.

Chatbots valem o investimento, porque eles têm um grande retorno no aumento das vendas e satisfação do cliente. As empresas não devem perder essa chance de automatizar com as soluções do chatbot. Afinal, são melhores, mais rápidos e estão sempre ao serviço dos seus clientes.