Como proprietário de uma empresa, você nunca quer estar em uma situação em que perde dados porque não executou um backup ou não executou um backup no momento certo.

No entanto, isso acontece com bastante frequência. Muitas pessoas supõem que, por executarem backups regulares, seu site sempre estará seguro – mas e se você não os estiver executando com frequência suficiente?

Ou você executou uma grande atualização, mas não fez backup depois? Não seja um daqueles proprietários de sites que se arrepende de não fazer um backup completo do conteúdo do site WordPress!

As opiniões variam sobre a frequência exata com que você deve atualizar seu site completo, mas descobrimos que algumas regras sempre são válidas.

Você deve sempre fazer um backup completo do seu site WordPress com base no seguinte:

  • Com que frequência você carrega, atualiza ou altera temas e plugins;
  • Com que frequência você adiciona novo conteúdo;
  • Quanta interação do visitante seu site recebe.

Agora vamos descobrir exatamente com que frequência você deve atualizar com base em cada um:

Com que frequência você atualiza seu site?

Ao atualizar seu site WordPress de qualquer forma – incluindo alterações na versão do WordPress, atualizações de temas, atualizações de plugins ou alterações de desenvolvimento – você deve executar um backup imediatamente.

Muitas empresas de hospedagem permitem atualizações automatizadas de núcleo, tema ou plugin do WordPress.

Além disso, existem dezenas de plugins, como o Jetpack , que fazem o mesmo. Mesmo que você não os esteja executando, é importante estar ciente do cronograma de atualização para que você possa criar backups para acompanhá-los.

No mínimo, você deve fazer backup do seu site WordPress pelo menos uma vez por semana e salvar o backup fora do site e localmente em seu computador.

Com que frequência o conteúdo do seu site muda?

Se você tem um site muito ativo, é provável que adicione novos conteúdos com frequência. Mas o que exatamente conta como conteúdo? Qualquer coisa que você crie e publique online, incluindo:

  • Blogues e artigos;
  • Fotos e vídeos;
  • Infográficos;
  • Arquivos de áudio e podcasts;
  • E mais!

A frequência de suas atualizações de conteúdo deve ser uma consideração séria ao determinar a frequência de backup.

Se, por exemplo, você atualizar apenas uma vez por semana, poderá fazer backup uma vez por semana. Mas se você estiver adicionando novo conteúdo diariamente – especialmente se estiver adicionando vários itens todos os dias – você deve fazer backup diariamente (ou mais).

Basta pensar em como seria demorado republicar (ou pior, reescrever e depois republicar) dezenas de blogs ou artigos porque você não fez backup do seu site.

A única maneira de proteger todo o seu trabalho duro é criar um backup completo do processo do site WordPress para que essa etapa importante não seja esquecida.

Quanta interação seu site recebe?

Seu site recebe comentários, formulários de contato ou compras diariamente? Sempre que um visitante interage com seu site de alguma forma, essas interações são registradas em seu banco de dados do WordPress.

Se sua atividade for muito alta – por exemplo, você administra uma loja de comércio eletrônico de alto volume – a melhor aposta é executar um serviço de backup em tempo real que crie novos pontos de restauração toda vez que uma alteração for detectada.

Escolhendo um plug-in de backup do WordPress

Quando você precisa fazer backups frequentes, escolher um plugin que faça isso por você é a opção mais segura. Por quê?

Porque deixa o erro humano fora da mistura. Em vez de se lembrar de executar um backup manual uma vez por dia (ou mais), ele será feito automaticamente, sem precisar pensar nisso.

A frequência de execução de um backup completo do conteúdo do site WordPress depende do seu site e da frequência com que ele muda – mas, como regra geral, quanto mais frequente, melhor . Você nunca ficará chateado consigo mesmo por ter muitos dados de backup.