Imagine você se dedicar muito no novo site, pesquisar, testar, gastar diversas horas e depois que finalmente subir a página, perceber que esqueceu um detalhe importante.

Frustrante sem dúvida, porque após ter se dedicado tanto tempo, a intenção é não voltar tão cedo a mexer no novo site. A situação só piora se o detalhe que passou batido demandar alterações significativas ou a criação do zero de um novo conteúdo.

Você pode até pensar que isso não tem chance de ocorrer no seu caso, mas acredite: essa situação é mais recorrente do que imagina e na certa muitos dos que passaram por tal perrengue pensaram a mesma coisa.

O esquecimento de algo importante no novo site acaba ocorrendo devido ao acúmulo de trabalho e a pressão para cumprir o prazo. Muito trabalho, pouco ou nenhum auxílio, estresse nas alturas. Ambiente perfeito para proliferar distrações.

Para evitar que essa situação ocorra, a dica é dá uma pausa quando terminar a última página ou sessão, mesmo que seja de 15 minutinhos, e depois fazer um checklist.

Os próximos tópicos serão dedicados aos itens que não devem faltar no checklist para garantir que o novo site estreie completo e protegido das principais ameaças.

Confira!

12 pontos para verificar antes de lançar seu novo site

Teste de compatibilidade, responsividade, revisar plug-ins, são vários os itens a se avaliar antes de lançar um novo site, mas isso é uma precaução necessária e extremamente benéfica para evitar contratempos e frustrações.

Veja a seguir os 12 pontos essenciais a se analisar antes de lançar o novo site. Só um detalhe: não precisa seguir a sequência a ser posta, o importante é não se esquecer de conferir um dos itens.

1. Remova plug-ins e temas subutilizados

Vá ao seu painel de plug-ins e temas no WordPress e verifique quais não estão sendo usados. Exclua-os, pois essa medida contribuirá para o site ser mais enxuto, rápido e eficiente.

2. Revise o conteúdo

Dedique um tempo revisando todo o conteúdo, principalmente as palavras-chave. Vale a pena inserir cada trecho em corretores ortográficos e se puder contar com uma revisão profissional, melhor ainda.

Atente-se principalmente a arquivos, áudios, imagens e textos meramente ilustrativos usados como exemplo. Esquecer-se de excluir ou substituir esse tipo de arquivo é uma tremenda gafe.

Teste o tamanho da fonte, verifique se os arquivos de áudio estão funcionando corretamente e se o SEO foi empregado nas imagens.

3. Confirme o certificado SSL

Novo site sem certificado SSL pode ser rotulado como não seguro. Classificação que será péssima para o ranqueamento da página nos buscadores e afastará visitantes que acessem o site. Para não correr esse risco confirme o SSL do domínio.

verificadores online gratuitos que checam se o site está atualizado com este certificado e também quanto a outros importantes.

4. Verifique suas informações de contato

Acesse a página dedicada aos seus contatos e verifique se todos foram postos e se estão corretos.

5. Instale e teste um backup

Antes de acionar o botão de ativação do novo site, certifique-se de ter instalado uma solução de backup e de ter feito um teste.

6. Faça um test drive

Se coloque no lugar do visitante que acessará o site pela primeira vez. Teste todos os botões de call action, preencha todos os formulários, verifique se as imagens estão carregando em tempo hábil, faça cadastro e login.

Se o novo site é uma loja virtual, execute todas as etapas do processo de compra.

7. Teste os botões das redes sociais

Confira todos os botões que direcionam para as redes sociais e confirme se estão ativos e encaminhando para os endereços certos.

8. Cheque a compatibilidade com os dispositivos móveis

A maioria do público que acessa a internet o faz usando aparelhos portáteis. Os buscadores conseguem identificar o modelo do dispositivo do usuário e priorizar sites compatíveis às configurações de tela do modelo.

O conteúdo deve ser legível, idêntico a da versão do desktop e os botões precisam ter espaçamentos adequados e funcionais as dimensões do aparelho portátil.

Acesse o site por um dispositivo imóvel e avalie se está adaptado ao formato. O Google oferece uma ferramenta que faz um teste de compatibilidade.

9.  Confira o arquivo robots.txt

Esse arquivo ajuda os robôs de busca das páginas de pesquisa a identificar com mais eficiência e agilidade o novo site.

10. Examine a compatibilidade com os navegadores

Não caia no erro de testar o novo site apenas no seu navegador ou em apenas em um. Faça um teste de compatibilidade nos principais navegadores. 

Não é necessário baixar todas as versões, há ferramentas gratuitas na internet que permitem fazer testes simultâneos em computadores instalados em locais diferentes usando navegadores diversos. Esses programas entram no site nesses computadores e fazem capturas de tela a ser enviadas para um servidor.

11. Tudo ok com os sitemaps XML/ sitemap HTML?

O padrão da maioria dos plug-ins de SEO é gerar automaticamente sitemaps do novo site. Porém, é necessário acioná-los no Google Search Console. Também é prudente verificar se não há nenhum erro.

12. Página de erro personalizada

Claro que a ideia é que nenhum visitante se depare com um erro de página, por isso está revisando o site inteiro para evitar essa situação. Mas pode ocorrer dele digitar algo errado e ser exposto ao famoso erro 404.

Para não perder esse visitante que pode julgar que o domínio se encontra inativo, crie uma página de erro personalizada para direcionar o visitante ao endereço correto.

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