Atualmente, um site responsivo é agora necessário, pois agora as pessoas usam smartphones, tablets e alguns outros dispositivos móveis de todas as formas e tamanhos para fazer compras e fazer negócios.

É um mercado altamente competitivo e, se a sua empresa ainda está em dia com as tendências do consumidor móvel, você provavelmente está perdendo um grande mercado. Mais de 60%  das pessoas usam dispositivos móveis para acessar a Internet e 67% dos usuários de dispositivos móveis têm maior probabilidade de comprar o produto ou serviço de um site se ele tiver um site otimizado para celular.

É uma indicação clara de que a experiência do usuário é de extrema importância para conquistar mais negócios. Uma empresa de hospedagem de boa reputação com excelentes níveis de desempenho, como no carregamento de páginas, também é um fator importante para garantir a melhor experiência do usuário.

Se você já tentou navegar em um site em seu telefone que não é otimizado para celular, é provável que você tenha experimentado todos os tipos de problemas de exibição e navegação. E quando se deparam com essas questões, o primeiro instinto para a maioria das pessoas é clicar fora desse site.

Na verdade, mais de 40%  das pessoas optarão por navegar se chegarem a um site não responsivo. É importante projetar e desenvolver um site para que o conteúdo e a estrutura do site proporcionem uma experiência de visualização perfeita em diversos dispositivos, a fim de manter os usuários do site satisfeitos e engajados. Desta forma, não haverá oportunidades perdidas, clientes chateados ou vendas perdidas.

O que é um site responsivo?

Um site responsivo adapta automaticamente seu texto, imagens e figuras para se adequar à tela do dispositivo do usuário, independentemente do tamanho, formato ou modelo.

Pode ser frustrante para os usuários ter que ampliar texto pequeno, visualizar várias linhas com colunas ou rolar horizontalmente para ler uma única linha. Com um site responsivo, os usuários podem ver todas as informações necessárias em uma tela com o mínimo de rolagem e zoom.

Um desenvolvedor da Web usará codificação detalhada ou modelos da web para transformar seu website de modo que ele possa ajustar o conteúdo para a tela do dispositivo dos usuários. Caso contrário, seu site aparecerá como em uma tela do tamanho de uma área de trabalho ou o layout será confuso em um esforço para ajustar tudo na tela menor.

O design responsivo permite exibições adequadas que dinamicamente dimensionam para serem fáceis de ler, independentemente do tamanho ou formato de uma tela. Um site responsivo também pode integrar características compatíveis com dispositivos móveis, como layouts fáceis de usar, navegação rápida de páginas, formulários específicos para dispositivos móveis para assinaturas, espaçamento adequado entre links para que os usuários não tenham dificuldade em clicar no link correto, etc.

Importância de ter um site responsivo

Você ainda pode estar se perguntando por que sua empresa precisa atualizar seu website para atender aos padrões atuais de consumidor móvel. Aqui listamos cinco razões mais importantes para seguir o caminho do site responsivo.

O uso de dispositivos móveis está aumentando

Bilhões de pessoas em todo o mundo usam dispositivos móveis todos os dias para navegar na web, jogar jogos, verificar contas de mídia social, trabalhar, fazer compras e muito mais. Os dispositivos móveis oferecem aos usuários acesso imediato e gratificação instantânea. Estes dispositivos podem caber facilmente no bolso, na bolsa e até no pulso.

Um site projetado responsivo é fácil e intuitivamente navegável, não importa em qual dispositivo os visitantes estejam. Isso resulta em usuários mais satisfeitos e, consequentemente, leva a um aumento de conversões. Graças a mais clientes que compram de seus telefones e tablets, o comércio eletrônico está crescendo exponencialmente. Sem um site responsivo, sua empresa perderá uma grande fonte de receita.

Design Responsivo Melhora o SEO

A partir de 2015, o Google trouxe uma grande atualização conhecida como Mobilegeddon, que começou a premiar sites com projetos responsivos para suporte a vários dispositivos. O algoritmo do Google toma nota da taxa de rejeição e dos tempos de cliques do seu site para recompensar ou punir você nas classificações do mecanismo de pesquisa.

Otimização móvel e um site responsivo é um grande fator poderia melhorar significativamente o seu ranking de SEO. Se você não tiver um site para celular, o Google poderia penalizar seu website e acabar perdendo ainda mais clientes em potencial. Por que correr esse risco?

Experiência dinâmica do usuário com sua marca

Ter um website responsivo e otimizado para celular garante que os clientes não saiam frustrados porque não podem ler ou interagir com o conteúdo de seu site. O design responsivo proporciona aos seus clientes uma experiência de usuário completa e a capacidade de se mover entre as plataformas.

Você servirá um site vibrante e funcional que atende aos seus interesses, seja no tablet, no laptop e assim por diante. Os clientes satisfeitos têm mais probabilidade de revisar e compartilhar sua experiência positiva nas mídias sociais, conquistando novos visitantes no seu site. Você pode ver um maior tráfego de clientes simplesmente por meio de um design de experiência do usuário (UX) responsivo e melhor.

O design responsivo aumenta as conversões

O design responsivo cria um único site que oferece aos usuários uma experiência perfeita e não exige redirecionamento para um URL alternativo com base no dispositivo do usuário. Ele atende às suas necessidades móveis e de desktop, sem exigir recursos adicionais.

Um site responsivo para dispositivos móveis também é dimensionado para caber em qualquer dispositivo, para que os usuários não precisem rolar ou aplicar zoom para navegar com precisão pelo site. A pesquisa mostra que os usuários que têm uma interação positiva com seu site para celular estão mais propensos a converter.

Site responsivo Um ativo para o seu negócio

Com tantos benefícios de ter um site responsivo, o que você está esperando? Se o seu site estiver desatualizado ou se você precisar de ajuda para criar a melhor experiência de uso da sua empresa para melhorar o engajamento do usuário ou a conversão de leads, é possível recorrer a um provedor de design e desenvolvimento de website externo com experiência adequada.