Migrar um site de uma hospedagem para outra é algo que não faz muito sentido para muita gente que tem sites e blogs na internet, e enxerga a questão da troca de hospedagem apenas como uma questão de custos.

Quando você conhece a importância de um servidor, e como ele pode melhorar ou piorar o desempenho do seu site você passa a analisar esse ponto com outros olhos.

Por isso hoje nós vamos falar mais sobre servidor dedicado, o que é, qual a sua importância e como uma simples mudança pode beneficiar muito o seu negócio. Confira.

O que é um servidor?

Vamos definir o servidor como um equipamento com grande capacidade de processamento de dados, equipado com mais processadores, bancos de memória e outros componentes que auxiliam a melhoria de desempenho.

Esse equipamento, normalmente um computador ou mesmo um software, que fornece serviços para um determinado grupo de computadores, conhecidos como clientes.

O que é um servidor dedicado?

Um servidor dedicado oferece uma capacidade muito maior de armazenamento e processamento de dados por ser disponibilizado para apenas um cliente específico.

O servidor dedicado é utilizado principalmente por sites que recebem diariamente um grande volume de visitas e transmissão de dados para evitar que ocorram instabilidades ou até mesmo páginas fora do ar devido ao grande volume de visitantes simultâneos.

Qual é a diferença entre servidor dedicado e não-dedicado?

Como o próprio nome já diz, o servidor dedicado é disponibilizado pela empresa de hospedagem para que um único cliente possa dispor de toda a sua capacidade de processamento de dados e armazenamento de dados.

Dessa forma, evita-se que os sites desse cliente sofram com instabilidades causadas por um grande número de acessos simultâneos.

O servidor não-dedicado possui uma capacidade de processamento consideravelmente menor do que o servidor dedicado.

A principal diferença entre o servidor dedicado e o servidor não-dedicado é que no servidor não-dedicado essa capacidade do servidor é dividida entre diversos clientes.

Por que preciso de um servidor dedicado para o meu site?

Se você possui um site ou blog que não costuma receber grandes volumes de visitantes simultâneos talvez não seja necessário que você utilize um servidor dedicado.

Caso ocorra algum problema, como site fora do ar ou lentidão, você não terá grandes prejuízos que justifiquem o investimento.

O servidor dedicado deve ser contratado quando a sua página recebe grandes volumes de visitas, como um blog muito acessado ou uma loja virtual que tem um fluxo de visitas e pedidos acima da capacidade que o servidor não-dedicado comporta.

Para esse tipo de site a contratação da hospedagem de um servidor dedicado é altamente recomendada, já que minutos de instabilidade ou de páginas fora do ar podem causar grandes prejuízos.

O que pode acontecer com meu site se não estiver hospedado em um servidor dedicado?

O principal exemplo do que pode ocorrer à um site que não conta com um servidor dedicado são as lojas virtuais durante épocas do ano onde o consumo aumenta consideravelmente, principalmente durante a Black Friday.

Se você tem uma loja virtual, com certeza você está se preparando neste momento com as promoções que disponibilizará para todos os clientes atuais e novos que chegaram até o seu site na Black Friday.

Você está investindo seu tempo, seu esforço e seu dinheiro para aumentar bastante suas vendas nessa data.

Agora imagine que com tudo pronto, na Black Friday você recebe um volume de visitas três vezes maior do que o comum, e na mesma hora seu site sai do ar.

O prejuízo em uma situação dessas pode acabar com o seu negócio, por isso o uso de um servidor dedicado é tão importante.

Então é obrigatório que meu site esteja hospedado em um servidor dedicado?

Não se pode dizer que você é obrigado a contratar um servidor dedicado para hospedar seus sites, mesmo que você utilize esses sites como fonte de renda.

Você pode manter seu site hospedado em um servidor não-dedicado, dividindo a capacidade de processamento e armazenamento de dados com outras dezenas ou centenas de clientes.

O problema é que se um desses clientes passar a receber volumes grandes de acessos diferentes do habitual, todos os sites que compartilham o mesmo servidor com ele podem acabar sendo prejudicados.

Isso porque ele consumirá a maior parte da capacidade de processamento do servidor, deixando você e os demais com problemas.

Conclusão

O uso de servidores dedicados é altamente recomendado para quem tem páginas como sites ou blogs que tem um grande fluxo de visitas, transferências de dados e aplicações diariamente, e não pode sofrer com problemas de instabilidade.

Ao manter sites como uma loja virtual hospedados em um servidor não-dedicado, você está mantendo seu negócio exposto tanto ao risco de receber uma grande quantidade de acessos na sua página, quanto no aumento de consumo da capacidade do servidor por um outro cliente que compartilha o mesmo servidor com você.

Temos diversos planos de hospedagem que certamente se adequam as suas necessidades, então confira as opções e escolha a mais adequada para você.