O Google Analytics tornou-se fundamental para qualquer pessoa que possui um site na internet.

As informações oferecidas pelo Google Analytics são preciosas para qualquer tipo de página, seja um blog pessoal, um site de conteúdo acadêmico, uma loja virtual, qualquer endereço disponível na rede fica no escuro se não utiliza os dados do serviço da Google. 

Aprenda nesse artigo especial para que serve o Google Analytics, suas principais informações e como se beneficiar dessas informações e utilizá-las para melhorar o seu site. Boa leitura.

O que é o Google Analytics?

O Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego desenvolvida pela Google, que pode ser instalada em qualquer tipo de site, blog, e-commerce, etc.

Para que serve o Google Analytics?

A função principal do Google Analytics é fornecer todos os dados referentes ao tráfego de visitantes em sua página, em relatórios que podem ser customizados de acordo com as necessidades de cada página.

Apesar de se tratar de uma ferramenta extremamente complexa do ponto de vista de sua criação, já que ela engloba centenas de métricas diferentes, ela é uma ferramenta de uso extremamente simples para o usuário final.

Com base nos dados fornecidos pelo Google Analytics você pode identificar como anda o tráfego do site, de onde vem as suas visitas, que páginas são mais acessadas, e outros dados que podem modificar totalmente a sua visão sobre o seu site.

Dentre suas cerca de 500 métricas disponíveis, as principais e mais utilizadas são:

  • Taxa de rejeição: esse número é referente as pessoas que acessaram seu site e saíram imediatamente. Os motivos para essa reação podem ser vários, como pessoas que chegaram ao seu site por engano, então é preciso analisar os números para tentar entender o que faz com que as pessoas tenham esse comportamento na sua página.
  • Palavras-chave: a palavra-chave nos mostra quais os termos pesquisados em sites como o próprio Google que levaram aqueles visitantes até o nosso site.
  • Visitantes únicos: Esse número nos mostra quantas pessoas visitaram a página no período analisado.
  • Visitas: Diferente do número de visitantes únicos, esses dados referem-se a quantas visitas a página recebeu no total. Aqui se uma pessoa acessou dez vezes o seu site são contabilizadas dez visitas, enquanto nos visitantes únicos esse número seria de um único visitante.
  • Tempo no site: essa métrica nos mostra quanto tempo o visitante passou em nossa página, e pode ser um importante indicador de que nossa página precisa de melhorias.
  • Páginas vistas: números altos de páginas vistas significa que os usuários passam mais tempo no seu site, seja consumindo seus conteúdos, ou procurando alguma informação.

É interessante ver como as métricas do Google Analytics estão totalmente ligadas umas as outras.

Por exemplo, se a sua taxa de rejeição for alta consequentemente o tempo no site dos visitantes será muito baixo. O mesmo raciocínio vale para uma taxa de rejeição baixa que representará consequentemente maior tempo no site assim como mais páginas vistas.

Ainda existem muitas informações que podem ser obtidas com o Google Analytics, como localidade, tipos de dispositivo que acessaram sua página, quais os browsers utilizados pelos usuários, e muito mais.

Vale a pena dedicar algum tempo para conhecer a ferramenta e aprender como extrair todas as informações mais relevantes para o seu site. 

Como utilizar o Google Analytics no meu site?

Assim como todas as ferramentas disponibilizadas pela Google, a utilização do Google Analytics é muito fácil, sem que seja necessário adquirir grandes conhecimentos antes de passar a utilizar a ferramenta.

Veja os x passos necessários para utilizar o Google Analytics no seu site.

  • 1º passo: crie uma conta Se você já utiliza outro serviço, como o Gmail, não é necessário criar uma conta, mas se quiser um uso mais profissional crie a conta exclusiva para o seu site.
  • 2º passo: acesse a página inicial do Analytics e clique em “Inscreva-se”. Siga os passos indicados pelo próprio sistema, até que o site informe o seu código de acompanhamento.
  • 3º passo: esse código de acompanhamento deve ser inserido em todas as páginas do seu site. Para fazer isso em sites criados em WordPress basta instalar um plugin e pronto.
    Para incluir o código no HTML da sua página, é necessário que ele seja antes da tag de fechamento </head>.

Após esses 3 passos simples, os seus dados começarão a serem coletados pela ferramenta em até 24 horas.

É preciso tomar cuidado após iniciar a coleta de dados do seu site para não acabar se tornando refém da ferramenta. O ideal é verificar os relatórios em certos períodos.

Descubra um tempo razoável entre uma análise e outra, para que seja possível saber se suas ações realmente estão tendo o resultado esperado. Algumas empresas e profissionais utilizam relatórios semanais, outros preferem períodos maiores como um mês.

Entenda o que é melhor para a sua realidade e o seu objetivo.

Conclusão

Conhecer o comportamento dos visitantes do seu site é requisito essencial para qualquer pessoa que deseja obter resultados expressivos através da sua presença online.

O Google Analytics é capaz de proporcionar aos seus usuários uma visão transformadora sobre os hábitos do seu público, independente do objetivo do seu site ou blog.

Uma loja virtual consegue, através da análise dos dados fornecidos pela ferramenta identificar quais produtos estão chamando mais a atenção de seus clientes, e dessa forma criar ações para melhorar o desempenho das outras opções disponíveis em seu catálogo, por exemplo. 

Mesmo com essa grande quantidade de informação disponível, é preciso compreender que o Google Analytics é apenas uma ferramenta que fornece os dados, mas essa ferramenta sozinha não realiza nenhum tipo de ação ou mudança que melhore algo em sua página.

Você já utilizou o Google Analytics em algum site? Alguma das informações obtidas com a ferramenta te ajudaram a melhorar a sua página? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários.