Muita gente não imagina que os bancos de dados são utilizados nos lugares mais variados e que podem abranger um grande número de aplicações.

Nesse artigo você vai aprender qual a função de um banco de dados, como ele pode ser classificado, e quais são os mais utilizados no mercado.

Para que serve um banco de dados?

A função de um banco de dados na informática é organizar e facilitar a pesquisa e o armazenamento de informações.

Esses dados são organizados em linhas e colunas e depois indexados para que seja fácil de encontra-los no futuro. Os dados podem ser alterados, excluídos ou inseridos sempre que haja a necessidade de atualização das informações.

Praticamente todos os sites, blogs, e-mails e redes sociais que você acessa diariamente possuem bancos de dados com informações importantes. Da mesma forma empresas, hospitais, escolas e órgãos públicos também utilizam bancos de dados conforme suas necessidades.

Qual é a diferença entre dados, informações e metadados?

Uma grande dúvida que muitos usuários e programadores iniciante carregam é sobre a diferença entre informações e dados.

Apesar de serem muito utilizadas como sinônimos essas duas palavras possuem significados bem diferentes.

Você pode definir dados como fatos primários e brutos, que muitas vezes não fazem nenhum sentido se analisados sozinhos. Por exemplo, o número 2018 sozinho não possui nenhum tipo de significado.

Já as informações são construídas com o agrupamento de diversos dados, que são organizados para então fazerem algum sentido. Seguindo o exemplo anterior, se você dissesse que “o ano em que as últimas eleições foram realizadas: 2018” teríamos então uma informação, onde o dado fornecido anteriormente passa a fazer sentido.

Os metadados são fundamentais para a criação de um banco de dados eficiente.

Esse é o nome dado aos dados relativos a outros dados. Parece confuso, mas é bem simples. No exemplo anterior, do ano de 2018, a afirmação “o ano em que as últimas eleições foram realizadas” é um dado referente ao dado “2018”.

Da mesma forma, em uma empresa a sua tabela de clientes, onde “cliente” seria o dado principal, contém vários metadados como nome, telefone, e-mail e endereço.

Por isso não é um erro dizer que metadados são dados de outros dados.

Existem vários tipos de banco de dados?

O mercado oferece algumas soluções para empresas que estão implantando uma solução de TI e precisam escolher qual é o tipo de banco de dados mais adequado para o seu negócio.

Basicamente os bancos de dados podem ser divididos em duas categorias: bancos de dados relacionais e bancos de dados não-relacional.

Banco de dados relacional

Esse é o principal tipo de banco de dados utilizado no mercado, principalmente por ter características que tornam fácil sua aplicabilidade, como inserção e recuperação fácil de dados tabulares.

Os bancos de dados relacionais são construídos em linguagem SQL (Strucutured Query Language) com base em conjuntos de dados que são armazenados em tabelas compostas por colunas que contém linhas, atributos ou registros.

Os exemplos de bancos de dados mais conhecidas do mercado são Oracle, SQL Server e MySQL.

Banco de dados Não-relacional

Apesar de não serem tão utilizados quanto os bancos relacionais, os bancos de dados não-relacionais surgiram para atender necessidades e situações que o modelo relacional não consegue realizar de maneira satisfatória.

Esse tipo de banco de dados é utilizado para armazenar dados mistos como imagens, mapas e outros que não possam ser tabulados apenas em linhas e colunas.

Empresas que oferecem soluções diversas em seu portfólio incluindo contas de e-mail, armazenamento de imagens, acabam optando pelo modelo não-relacional de banco de dados, também conhecidos como NoSQL(Not SQL).

Um grande exemplo de empresa que utiliza bancos de dados não-relacionais é o Google, devido a impossibilidade de todos os seus dados serem armazenados apenas com linhas e colunas.

Quais os bancos de dados mais utilizados?

Existem dezenas de opções de bancos de dados que podem ser utilizados por qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico para isso.

Entre todos eles, os sistemas de banco de dados mais utilizados são:

  • Oracle: seu banco de dados existe desde os anos 1980 e é o mais utilizado do mercado, principalmente pela sua robustez, segurança e capacidade de trabalhar com enormes quantidades de dados. Sua compatibilidade com os principais sistemas operacionais também é um ponto que faz com que essa seja a primeira opção dos usuários.
  • SQL Server: apesar de só ser utilizado no Windows, esse é um sistema de banco de dados que tem uma administração mais simples do que o Oracle, e possui um desempenho muito satisfatório.
  • MySQL: Mesmo tendo sido adquirido pela Oracle o MySQL é uma ferramenta poderosa principalmente no uso para desenvolvimento de páginas web que utilizem linguagem PHP.

Os bancos de dados são sistemas importantíssimos para quem precisa administrar grandes volumes de dados nas mais variadas aplicações de forma rápida e segura.

Para escolher qual banco de dados é mais indicado para o seu projeto é preciso conhecer a fundo todos os detalhes e características de cada um desses sistemas, até estar certo de que está fazendo a melhor opção.