No mundo virtual dos portais e blogs, é notório que quanto maior o número de acessos, maior vai ser a utilização de recursos para manter o site em pleno funcionamento. Dado como exemplo, há uma grande diferença de necessidade entre um blog pequeno e um grande e-commerce ou portal de notícias.

E, por este motivo, os diversos tipos de sites vão ter distintas necessidades e requisitos de hospedagem e servidores.

Nota-se também que sites que vão crescendo de pouco a pouco chegam a um estado no qual a sua hospedagem já não é suficiente para atender às suas necessidades, então se veem na obrigação de melhorar.

A partir desta necessidade que entra o tão conhecido servidor VPS.

Mas surge a dúvida, servidor VPS: o que é?

O que é servidor VPS?

A internet é cheia de termos e nomenclaturas que às vezes é de difícil entendimento, mas vamos sanar a sua dúvida. Caso não tenha conhecimento do que é um servidor VPS, precisa primeiro entender o funcionamento de um servidor.

Em resumo, para um site estar online na web, é preciso que ele tenha uma hospedagem, que nada mais é que uma máquina física que guarda todas as informações, dados e processos do portal.

Normalmente, as empresas que oferecem os serviços de hospedagem possuem diversos planos, e dentre eles há a hospedagem compartilhada, que consiste em dispor vários sites em um mesmo servidor.

Tal opção de plano é a mais barata devido às suas limitações, afinal a capacidade do servidor é reduzida por estar sendo usado por diferentes sites, e devido a isso o plano é destinado a sites pequenos.

E quando o site começa a ficar muito grande, com um tráfego que já não é mais compatível com o servidor compartilhado, passa a ser considerada a opção do servidor dedicado.

Entretanto, na mesma proporção que os seus benefícios são maiores, como maior espaço de armazenamento, poder de processamento, memória e customização, o seu preço também é mais alto que de outros planos, o que pode não ser vantajoso para portais que não estejam no patamar de alta lucratividade para poder investir.

Em meio a essa necessidade de sair do servidor compartilhado, mas sem ter de evoluir já para o servidor dedicado, que surge o servidor VPS.

O VPS é um tipo de servidor que é de uso exclusivo do cliente e pode ser usado da mesma forma que servidores convencionais, contudo, como seu próprio nome diz, ele é um Virtual Private Server, ou seja, um Servidor Virtual Privado.

E isso quer dizer que ele tem os dados, códigos e informações do seu site armazenados na nuvem. Em termos práticos, assim como a hospedagem compartilhada, a nuvem também tem um local físico, contudo graças a ela o servidor é compartilhado com menos sites e é permitido o seu pleno acesso e customização por parte do cliente.

Por este fator o servidor VPS é eficiente para quem já não está sendo suprido pela hospedagem compartilhada, afinal com ele é possível ter mais espaço e um maior desempenho por um preço mais acessível que um servidor dedicado.

Vantagens do servidor VPS

Caso ainda não esteja convencido do porque você deveria migrar para um servidor VPS e porque ele seria mais interessante para você, confira alguns fatores:

  • servidor VPS administradopor você pode ser completamente customizado às suas necessidades. E modificações feitas por você, não irão atrapalhar outros sites, nem o oposto irá ocorrer. Assim você pode programar o servidor para se adequar às necessidades do seu site.
  • Caso o seu site esteja crescendo cada vez mais e você não ache que o seu pacote de armazenamento será o suficiente, pode expandir com facilidade a capacidade de armazenamento e processamento do servidor.
  • A partir do momento que a hospedagem compartilhada não é suficiente para você, o adequado seria migrar para o servidor dedicado, mas com o servidor VPSisto não é necessário, uma vez que o seu custo é menor e pode atender às suas necessidades.

Limitações

Por mais que o servidor VPS seja bom e eficiente para quem precisa sair do servidor compartilhado e não tem recursos suficientes para investir no servidor dedicado, ele tem as suas limitações.

Afinal, questões como memória RAM, processamento, espaço em disco e o tráfego podem ter um limite de acordo com o plano oferecido por cada empresa, então pesquise bastante o que vai atender às suas necessidades.

E caso não veja outra maneira, e mesmo as vantagens do servidor VPS não sejam suficientes para você, a melhor alternativa é se render ao servidor dedicado.

Virtualização

Evidentemente um servidor em nuvem não é exatamente igual a um servidor físico, para assemelhar as características do real na nuvem são usados sistemas de virtualização ou hypervisor, que tem o objetivo de criar servidores dentro de um servidor dedicado.

Existem 3 tipos principais de sistemas de virtualização para servidor VPS, que são:

OpenVZ – este é utilizado principalmente por seu baixo custo e sua flexibilidade, e através dele tudo é simulado online, fazendo até mesmo a separação do VPS em um mesmo provedor.

KVM – o KVM, ou Máquina Virtual à base de Kernel, é o tipo mais utilizado por emular com êxito um hardware para cada cliente. Em função desta tecnologia, é possível cada cliente ter armazenamento, processador e RAM, como exemplo, distintos de outros sites que estejam compartilhando da mesma hospedagem.

VMware – muito parecido com o KVM, esta opção também emula o hardware para os clientes, mas consegue se assemelhar bastante ao que seria um servidor dedicado, por este motivo acaba sendo mais caro que as outras vertentes.

Conclusão

Por fim, é notório que o servidor VPS pode ser eficiente para um cliente que necessite de uma experiência com mais recursos e liberdade de acesso, mas ainda não possui condições de arcar, ou não necessite, de um servidor totalmente dedicado para o seu portal na web, afinal o servidor VPS pode garantir o armazenamento e processamento que o seu site necessita.

Então, se você deseja saber mais sobre planos e preços de um servidor VPS, basta entrar no site da Link Oficial, clicando aqui, onde encontrará os melhores planos e condições da melhor hospedagem do Brasil.