O que é SEO Local?

Você sabia que 50% dos consumidores que pesquisam uma empresa local no smartphone visitam a empresa 24 horas após a pesquisa?

Mais importante, 18% das pesquisas móveis locais levam a uma venda em um dia. A mesma pesquisa também revelou que 68% dos pesquisadores usaram os botões “obter rotas” ou “ligar agora” para entrar em contato com a empresa local.

Esse é o poder do SEO local! Se você fizer isso bem, você terá mais pessoas buscando seus serviços.

Por que você deve fazer SEO local?

A razão para fazer SEO local é simples: tornar-se visível através dos motores de busca para o maior número possível de clientes em e em torno de sua área ou para aqueles que realizam pesquisas específicas de localização. Isto poderia ser um usuário localizado em Orlando, procurando um restaurante italiano em Orlando, ou um usuário localizado em Australia, procurando Dentista em New York City. Ambos são considerados parte do “SEO local”. Simplificando, é sobre ser capaz de encontrar uma empresa em um local específico.

É importante notar que, embora possa haver muitas sobreposições entre o SEO orgânico e o SEO local, o SEO local é bem diferente e exige um esforço estratégico adicional feito consistentemente ao longo do tempo.

Neste artigo, vamos olhar especificamente para SEO local e como fazer isso direito. Nós descrevemos os principais passos abaixo.

Etapa 1: pesquisa local de palavras-chave

Exatamente como você trabalharia na identificação de palavras-chave para SEO orgânico , é importante descobrir as palavras-chave certas para SEO local também.

As palavras-chave locais incluem o nome da área ou território em que a empresa se encontra. Portanto, se você possui uma pizzaria em Manhattan, em Nova York, algumas palavras-chave adequadas podem ser “Pizza Restaurant New York”, “Pizza Shops Manhattan Area”, Pizzarias em Nova York ‘e quaisquer outras variações ou combinações dessas palavras-chave.

Você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave para SEO local da mesma forma que faria para orgânica – usando o Planejador de palavras-chave do Google. A ferramenta oferece várias opções e ideias sobre quais palavras-chave escolher e como elas estão sendo exibidas.

Uma maneira é perguntar aos seus clientes o que eles pesquisam em seus dispositivos, usando o mecanismo de pesquisa. Essas informações podem fornecer uma visão valiosa. Tente fazer um mapa de viagem de um usuário que esteja procurando por seu produto ou serviço na área, para que você entenda exatamente como eles pensam, para fazer SEO local com precisão.

Passo 2: Saiba onde você quer ser encontrado

O próximo passo na jornada local de SEO é saber exatamente onde você gostaria de ser encontrado por seus clientes on-line. Você precisa definir suas metas de marketing antes de começar a trabalhar.

Os passos abaixo irão ajudá-lo a descobrir:

  • Saiba quais mecanismos de pesquisa as pessoas usam em sua área para encontrar seu tipo de negócio.
  • Saiba como esses mecanismos de pesquisa exibem os resultados.
  • Defina a meta de exibição para o seu SEO local: onde você gostaria de aparecer nos resultados da pesquisa.

O Google tem duas zonas de exibição principais, nas quais exibem empresas locais para usuários: resultados de pesquisa orgânica e “pacote de lanche” aparecem no topo da página de pesquisa. 

Não são apenas resultados orgânicos, onde empresas locais podem ser encontradas. Há também lugares como os motores de busca Google Maps, Bing e Yahoo. SEO local terá uma abordagem muito abrangente para qualquer caminho que pode ser utilizado pelos usuários para encontrar um negócio local. Tente identificar todas as maneiras que você pode encontrar.

Etapa 3: prepare seu site

Agora é hora de preparar seu site para se tornar um ímã líder para pesquisas locais. Aqui está o que você pode fazer:

  • Use palavras-chave locais em seu website : você deve garantir que seu website inclua palavras-chave de pesquisa local nos lugares mais importantes. Inclua seu endereço comercial no site, palavras-chave locais em artigos de blog relevantes e mapas com sua localização claramente mencionados. Inclua palavras-chave locais em suas meta tags e meta descrições. Isso garantirá que você aprimore sua presença local.
  • Atualize seus detalhes de contato: você precisa garantir que seu website tenha uma página de contato com detalhes de empresas locais relevantes, como seu número de telefone, endereço e outras informações. Você também deve incluir seus detalhes de contato no rodapé do seu site, para que fique visível em todo o site, além de ajudar nos esforços locais de SEO.
  • Crie conteúdo com temas locais para o seu blog: seu site é um meio de educar, entreter e atrair novos clientes em potencial. A melhor maneira de fazer isso é criar um conteúdo incrível com um sabor local, para que você atraia pessoas de um local específico e demográfico. Crie um conteúdo específico do local em seu blog para o público local, que apreciará você por compartilhar sua sabedoria.
  • Trabalhe em citações locais: Esta é uma parte integral do sucesso do SEO local! Citações locais são quaisquer menções de suas informações comerciais locais on-line. Isso pode estar mencionando o número de telefone, o endereço ou as informações do website da sua empresa em lugares relevantes on-line. Considere ter uma presença em diretórios de empresas locais (como Páginas Amarelas ou Yelp), plataformas específicas do setor geográfico, mídia social e em qualquer outro lugar on-line!

Mais especificamente, as citações de sua empresa podem incluir o horário de funcionamento da empresa, endereços de e-mail comerciais, categorias, imagens, resenhas ou qualquer outra informação relevante relacionada à sua empresa local.

Você precisa garantir que está tendo um interesse ativo em suas citações locais gerenciando ou removendo citações duplicadas, corrigindo erros gramaticais e removendo quaisquer imprecisões que possam representar erroneamente suas informações comerciais. Certifique-se de investir tempo e dinheiro para melhorar a qualidade e a localização de suas citações para aumentar a classificação dos mecanismos de pesquisa.

  • Obtenha backlinks de outras empresas locais complementares: se você tiver outras empresas complementares em sua área, poderá trabalhar em todos os lugares para direcionar o tráfego para seu website.

Etapa 4: Página do Google Meu Negócio

Esta é definitivamente uma das páginas mais importantes para os propósitos do SEO local. Ao ter uma página do Google Meu Negócio bem otimizada, você aumenta suas classificações locais nos mecanismos de pesquisa, aparece no Google Maps, no Localizador local e em outros resultados orgânicos.

O primeiro passo é entrar no Google My Business! Registre e publique sua página exclusiva de negócios o mais rápido possível solicitando sua listagem. Certifique-se de preencher todos os detalhes relevantes sobre o seu negócio na página.

É por isso que é importante acompanhar regularmente sua listagem para verificar se há alterações desnecessárias ou informações enganosas.

O Google Meu Negócio (GMB) quer que seus usuários compartilhem suas ideias uns com os outros, a fim de capacitá-los a tomar as melhores decisões em relação às empresas locais. É por isso que eles perguntam “conheça este lugar” e convidam os usuários a responder algumas perguntas que podem ajudá-los e a outros usuários. O objetivo do GMB é fomentar uma comunidade de negócios, através de conteúdo gerado pelo usuário.

O GMB também permite que os usuários perguntem, vejam e respondam perguntas através do recurso “Perguntas e Respostas”. Isso oferece transparência aos usuários em relação à experiência geral do cliente fornecida pelas empresas locais.

O GMB também permite que empresas locais criem postos de negócios. Essas postagens aparecem na forma de imagens e pequenos anúncios quando as pessoas pesquisam uma empresa específica no Google Maps.  

Você pode criar postagens para vários fins, como eventos ou uma promoção de vendas. Usar uma combinação de texto, imagens e vídeos, juntamente com avaliações de clientes, aumentará suas chances de ser encontrado em pesquisas locais.

Se você é uma empresa que depende de compromissos com clientes, a GMB oferece o recurso “reservas”, permitindo que os usuários reservem compromissos com empresas locais, sem precisar sair do Google.

Você também pode permitir que os clientes enviem mensagens à sua empresa local por meio do recurso de mensagens do GMB. Respondendo a perguntas de clientes quando eles estão procurando por você pode ser uma ótima maneira de dar-lhes uma razão para visitá-lo, fornecendo atendimento ao cliente responsivo.

Talvez, o aspecto mais importante do GMB que ajuda os clientes a formar uma opinião sobre o seu negócio sejam os comentários. 85% dos consumidores confiam tanto em avaliações on-line quanto em recomendações pessoais. Mais importante, revisões positivas fazem com que 73% dos consumidores confiem mais em uma empresa local .

Devido a estas razões, é extremamente importante que você busque comentários de clientes. Você precisa ter certeza de que eles são genuínos e fornecidos pelo seu público-alvo. Essa é a única maneira de construir uma reputação duradoura no mercado. Não incentive os comentários, a maioria das pessoas pode sentir uma crítica falsa de uma milha de distância.

Descrições de fotos, vídeos e empresas são uma ótima maneira de adicionar uma aparência visual e de texto à sua listagem de empresas. Tente humanizar sua listagem de empresas o máximo possível, pois as pessoas gostam de lidar com as pessoas. Mostre a eles quem você é como uma empresa local, e seus usuários vão amar e respeitar você mais por isso.

Use sua listagem do GMB como uma maneira de envolver seus clientes em potencial. Quanto mais engajamento você direcionar ao seu perfil de negócios, maiores serão suas chances de SEO local positivo.

Etapa 5: obtenha avaliações e classificações de clientes

Os comentários não estão limitados apenas à sua listagem do GMB. Revisões on-line podem estar em qualquer lugar na internet.

Faça uma lista de todos os sites de avaliações possíveis, mecanismos de pesquisa e páginas de mídia social nas quais as pessoas estão falando sobre sua empresa. Uma vez que você sabe onde a ação social está acontecendo, você pode investir tempo em gerenciamento de reputação online e buscar ativamente revisões em todas essas mídias e plataformas online.

Se você receber uma resenha negativa, não se preocupe, mas certifique-se de entender por que recebeu e tome as medidas necessárias para resolver o problema. Transforme a experiência do cliente, se puder!

Etapa 6: SEO para dispositivos móveis

Como a maioria das pesquisas é realizada por meio de dispositivos móveis, otimizar sua empresa local para SEO móvel é uma necessidade absoluta.

  • Torne o número de telefone da sua empresa local clicável: não basta digitar um número de telefone, mas garantir que os clientes possam apenas tocar nele para ligar para você.
  • Crie um website responsivo: ter um website responsivo garante que ele seja acessível em celulares, tablets e outros dispositivos que seus clientes possam usar.
  • Considere a pesquisa por voz: como muitas pessoas conversam agora com seus telefones usando a tecnologia AI, você precisa garantir que sua empresa local apareça realmente se um usuário der a um dispositivo móvel um comando de voz.
  • Não se esqueça do Maps: verifique se a sua empresa local aparece em todos os mapas em todos os dispositivos com a maior precisão possível. Você não quer nenhuma inconsistência aqui!

Etapa 7: Formar parcerias de SEO locais com outras empresas complementares

Se você vende equipamentos esportivos, a parceria com uma loja de roupas esportivas nas proximidades pode ser uma ótima ideia. Ao oferecer incentivos para encaminhar os clientes para o seu caminho on-line, você pode formar uma parceria SEO local.

Isso pode ser conseguido através de guest blogging no site do seu parceiro desejado, e incluindo links que levam ao seu. Isso não só pode ser mutuamente benéfico, mas também é de valor para seus clientes que desejam uma experiência integrada para atender às suas necessidades.

Verifique se você está criando links de alta qualidade. Não crie apenas uma parceria SEO on-line local com ninguém. Faça isso porque eles são autênticos e porque você pode elaborar um resultado mutuamente benéfico. Se as suas razões para construir uma parceria forem fortes, você não irá errar.

Etapa 8: Descubra onde seus concorrentes estão indo para SEO local

Verifique o que outras empresas locais estão fazendo para SEO local para direcionar o tráfego para seu site.

Existem muitas ferramentas que permitem verificar como os websites atraem tráfego. Por exemplo, o verificador de backlinks da Ahref fornecerá os 100 principais backlinks para qualquer site, o que o ajudará a analisar as principais fontes de tráfego de um concorrente. Esta informação pode ser inestimável!

Depois que você souber disso, poderá pesquisar fontes semelhantes de tráfego para sua empresa local. Ou você pode optar por escolher um caminho diferente. A ideia é que você se fortaleça com o conhecimento, as ferramentas e as estratégias para colocar sua empresa na melhor situação possível para gerar tração.

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