Se você não sabe o que é o erro 404 mas tem o costume de navegar em diversas páginas pela internet, provavelmente já se deparou com a mensagem “Error 404: Page not found”.

Mas você faz alguma ideia do que essa mensagem significa? Ou qual é o motivo que faz com que uma página mostre esses termos para os usuários que tentam acessar o seu conteúdo?

Preparamos esse material especial para te mostrar o que é o erro 404, qual o seu significado e como fazer para resolvê-lo caso o seu site apresente essa mensagem em alguma de suas páginas.

O que significa “Erro 404: Página não encontrada”?

O erro 404 acontece quando o servidor não consegue localizar o endereço solicitado pelo cliente (usuário).

Isso pode ocorrer quando, por exemplo, o proprietário alterou o endereço de um determinado conteúdo do seu site sem que fossem ajustados os links de acesso até então utilizados para acessá-lo.

O que causa o erro 404?

A primeira causa do erro 404 é a digitação errada do endereço que o usuário deseja visitar no navegador.

Mesmo com cada vez mais pessoas utilizando o próprio Google para acessar os sites de sua preferência, é comum que as pessoas tentem acessar alguma página sem saber qual o endereço correto.

Basta digitar uma única letra incorreta, e o erro 404 surgirá na sua tela.

Para usar um exemplo que facilite a compreensão podemos definir esse problema como quando você está procurando pelo endereço de uma casa, mas esse endereço não existe.

Tipos de erro 404

O erro 404 mais comum conhecido pelos usuários de sites na internet é o “Error 404: Page not Found”.

Além desse, existem outros tipos de erro que acabam trazendo informações diferentes que podem ajudar os desenvolvedores e proprietários de páginas a resolverem possíveis problemas em seus sites.

Veja alguns dos outros tipos de erro que podem aparecer na sua tela:

  • 400 – Bad Request: esse erro acontece quando servidor e cliente não conseguem se entender. É muito comum que o navegador que está sendo utilizado pelo usuário envia dados que desrespeitam os protocolos fazendo com que o servidor não consiga processar esses dados.
  • 401 – Authorization Required: essa mensagem aparecerá sempre que o usuário tentar acessar alguma página que solicite senha para que o acesso seja liberado.
  • 403 – Forbidden: a mensagem indica que o usuário não possui autorização para acessar a página em questão. Essa prática é comum em empresas onde o acesso dos funcionários a determinadas páginas é restrito.
  • 408 – Request time-out: quando o tempo entre a solicitação feita pelo usuário e o processamento desses dados pelo servidor demora muito, o servidor fecha a conexão e retorna essa mensagem para o usuário. Oscilações na velocidade da internet costumam ser o principal motivo para o erro 408.

Esses são alguns tipos de erros que podem acontecer com frequência, mas não representam riscos tanto para o usuário quanto para o servidor. 

Como resolver erro 404?

Se você tem um site e os usuários que acessam suas páginas relataram que se depararam com o erro 404, o melhor a fazer é trabalhar em cima do problema e usá-lo a seu favor.

Mesmo que o erro 404 seja motivado por um erro de digitação do próprio usuário, essa página pode fazer com que ele desista de visitar o seu conteúdo, diminuindo a permanência no seu site.

Uma das melhores maneiras de utilizar o erro 404 é adicionar opções para que o usuário possa permanecer no seu site.

A adição de links que levem o internauta a páginas que podem ser de seu interesse fará com que as pessoas continuem conhecendo sua página, mesmo que tenham começado pelo erro 404.

Conclusão

O erro 404 é um grande inimigo tanto dos visitantes quanto dos proprietários de sites, fazendo com que o tempo de permanência nos sites e a experiência dos usuários fique muito prejudicada.

Mesmo sendo um erro simples e que pode facilmente ser corrigido, é possível utilizá-lo de forma inteligente para que a experiência do usuário no seu site não seja prejudicada.

Busque sempre a otimização dessas páginas oferecendo opções de links que possam manter o usuário interessado no que você pode oferecer