A maioria dos proprietários de websites já ouviu falar das Ferramentas do Google para webmasters, que foram renomeadas como Google Search Console (GSC) em maio de 2015, mas muitas ainda não o usam.

Com a maior parte do tráfego orgânico proveniente desse gigante de buscas, o Google Search Console tornou-se cada vez mais importante no fornecimento de dados de desempenho de pesquisa sobre websites e aplicativos para dispositivos móveis a webmasters, proprietários de sites, profissionais de marketing na Internet e otimização de mecanismos de pesquisa.

Analisemos mais detalhadamente o que o Google Search Console pode fazer por você e como começar a usá-lo.

Importância do Google Search Console

Segundo o Google, existem práticas recomendadas que você pode seguir para melhorar a maneira como seu site é indexado e classificado nos resultados de pesquisa.

Para qualquer pessoa interessada em monitorar e manter classificações altas nos SERPs, o Google Search Console é o que você deve revisar regularmente. Juntamente com o Google Analytics, adicionar o Google Search Console é uma das primeiras coisas a fazer ao iniciar um novo site para otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa para que você possa ter uma visão de como os visitantes da Web encontraram você e outros detalhes úteis sobre o usuário comportamento em seu site.

O GSC fornece informações sobre o desempenho de seus sites para frases de pesquisa e consultas específicas. Você pode descobrir quais de suas postagens recebem o maior número de visitantes da pesquisa ou monitorar os sites com links para você.

Também é possível detectar qualquer erro de página não encontrada, outro HTML ou problemas de segurança que o Google tenha descoberto em seu site. Estes são indicadores-chave da indexabilidade geral do seu site.

Como começar a usar o Google Search Console

Configurar o GSC é bastante simples, uma vez que você tenha uma conta do Google. Vá para a página do Google Search Console e faça login.

Etapa 1: adicionar uma propriedade

O Google Search Console precisa que você adicione algo para rastrear, que ele chama de propriedade, e pode ser um website ou um aplicativo para Android. Por exemplo de hoje, vamos proceder como se estivéssemos trabalhando com sites.

Depois de ter logado, você verá um botão Adicionar propriedade na página inicial. Digite o nome da propriedade e clique no botão Adicionar.

Etapa 2: verifique seu site

Para comprovar a propriedade do seu site, você recebe várias opções de verificação. Escolha um. Quando o processo de verificação estiver concluído, você verá uma grande marca de seleção verde. O Google recomenda que você use mais de um método de verificação para uma propriedade mais resiliente.

Etapa 3: vincule o Google Analytics

Você precisa vincular seu Google Search Console à sua conta do Google Analytics para que eles possam compartilhar informações com facilidade para fornecer dados e relatórios ainda mais significativos para analisar o desempenho do seu site.

Para fazer isso, acesse o site que você deseja vincular no painel do console de pesquisa e, no menu suspenso, clique no ícone Configurações para selecionar a propriedade do Google Analytics. Opte pelo perfil apropriado do Google Analytics na próxima tela e clique em salvar.

Etapa 4: gerar um sitemap

Para garantir que o Google esteja rastreando seu site adequadamente e indexe todas as páginas relevantes, você precisa adicionar um sitemap em qualquer formato compatível com o Google . Seja qual for o método escolhido, o resultado final será um sitemap onde você poderá apontar o arquivo (por exemplo, yourdomain.com/sitemap.xml) no Google Search Console.

Etapa 5: envie seu site para o Google

Talvez você já tenha enviado seu site para o Google ao configurá-lo para que os robôs de pesquisa possam rastrear seu site, mas o Google Search Console oferece outra maneira de fazer isso.

Para registrar um sitemap no Google Search Console, acesse o menu “Rastrear”, no lado esquerdo do painel principal, e “Buscar como o Google”. Em seguida, selecione o botão “Buscar”. Quando terminar, clique no botão Submit to Index. Depois de concluído, você receberá um relatório informando que o URL e as páginas vinculadas foram enviadas ao índice do Google.

Na primeira vez que você adicionar seu website à conta do Google Search Console, receberá uma notificação do Google com uma lista de verificação de ações para melhorar a presença na pesquisa de yourdomain.com e links para outros recursos de ajuda no Google.

Explorando o Google Search Console

O painel de controle do Search Console oferece uma rápida visão geral de todas as mensagens importantes ou críticas que o Google enviou para você. Você pode conhecer o status atual do seu site em relação a erros de rastreamento, consultas de pesquisa e Sitemaps. Você também será notificado por email.

O Search Console pode ser segregado em seis seções principais:

1. Mensagens – Você receberá mensagens principalmente automatizadas sobre seu site para alertá-lo sobre coisas como um aumento no número de ocorrências de páginas não encontradas ou uma queda nos rankings. Você também pode encontrar informações sobre penalidades manuais ou outras ações também.

2. Aparência da pesquisa – Você obtém acesso a detalhes sobre como o site e as páginas aparecem nos resultados da pesquisa, incluindo informações sobre dados estruturados (dados do schema.org), Marcador de dados, sitelinks, aprimoramentos de HTML (especificamente títulos e tags de suas páginas). ) e erros relacionados a Accelerated Mobile Pages, que permite corrigir facilmente quaisquer problemas pendentes.

3. Tráfego de pesquisa – o Search Analytics permite classificar e filtrar informações sobre o desempenho do seu site nos resultados da pesquisa com base em consultas, páginas, países, dispositivos, tipo de pesquisa e datas. Você pode visualizar cliques, impressões, taxa de cliques e detalhes da posição média de cada consulta. Você também pode encontrar informações sobre backlinks e textos âncora, links internos e problemas de usabilidade em dispositivos móveis na guia Tráfego de pesquisa.

4. Índice do Google – Ele fornece informações sobre quantas de suas páginas estão indexadas e quais palavras-chave você está usando mais. Você também pode remover URLs do índice Googles aqui, se você não quer que eles sejam exibidos por mais tempo.

5. Rastrear  Esta seção fornece detalhes sobre erros (como página 404 não encontrada) encontrados em seu site. Você pode corrigir ou redirecionar páginas ausentes para melhorar a experiência do usuário em seu site. Você também encontrará estatísticas de rastreamento sobre com que frequência o Googlebot rastreia seu conteúdo

6. Problemas de segurança – Se o Google detectar alguma atividade suspeita em seu site, como infecção por malware ou invasão, você receberá um relatório nesta seção. Funciona como um sistema de alerta potencial e não é um sistema de segurança infalível.