O Brotli é uma nova biblioteca de compactação de dados de código aberto desenvolvida pelo Google. Seu algoritmo de compressão sem perdas consegue superar os algoritmos de compressão atuais em uso, nomeadamente, gzip, deflate, etc. Embora tenha chegado em 2015, muitos navegadores famosos como Chrome, Firefox e Opera trouxeram suporte para Brotli somente no último ano.

Atualmente, as páginas da web não estão limitadas a algumas centenas de kilobytes. Podemos encontrá-los preenchidos com HTML, HTML, CSS, HTML com conteúdo rico em gráficos, que é visualmente atraente para nossos olhos. No entanto, tudo isso vem ao custo do tamanho. Eles podem subir alguns megabytes de tamanho. Isto aumenta o tempo de carregamento da página e também aumenta o consumo no pacote de dados do usuário, quando utilizando 3G ou 4G por exemplo.

Ao longo dos anos, diferentes técnicas de compressão foram concebidas para reduzir o tamanho dos sites. Nomeado como Brotli (RFC 7932), uma biblioteca de compactação de código aberto, é uma adição na categoria de algoritmos de compressão de dados usados ​​na internet. Segundo o Google, eles criaram um “formato de dados totalmente novo” capaz de diminuir os dados melhor que as outras opções atuais.

Brotli baseia-se em uma combinação de algoritmo LZ77, codificação de Huffman e modelagem de contexto de segunda ordem. Em comparação com o popular gzip, o algoritmo de compressão sem perdas de Brotli é capaz de obter compressão adicional de cerca de 20%. Também supera a sua antecessora Zopfli em cerca de 25%, além de Brotli ser muito mais rápido em sua execução.

Desenvolvido pelos engenheiros da Google, Jyrki Alakuijala e Zoltán Szabadka, Brotli entrou pela primeira vez no ano de 2015. Inicialmente para compressão de fontes da web, era o principal objetivo. Mais tarde, a biblioteca de código aberto foi aprimorada para compressão HTTP. Agora, é usada também e principalmente sobre HTTPS.

Como utilizar o Google Brotli

Para aproveitar o tamanho de arquivo reduzido oferecidos pelo Brotli, tanto o servidor como o cliente devem ter suporte ao Brotli. Atualmente são raros os servidores que possuem suporte ao Brotli, nós indicamos os serviços de hospedagem da Link Oficial, eles tem suporte total ao Google Brotli em qualquer plano.

No que diz respeito aos browsers (navegadores da web), abaixo listamos os que suportam em 100% o Brotli e estão ativos por padrão:

  • Firefox: a partir da versão 55
  • Chrome: a partir da versão 60
  • Edge: a partir da versão 15
  • Safari: versão 11 (utilizando macOS 10.13 High Sierra
  • Opera: versão 47 ou superior
  • IOS Safari 11 ou superior
  • Chrome para Android, versão 61 ou superior

Vantagens do Google Brotli

O Brotli inclui uma vantagem de deixar os arquivos do site menores, isso inclui todo o código, html/php, css, javascript… Além de aumentar a velocidade do site por reduzir o tamanho ele também é mais rápido para executar (compactar e descompactar os arquivos).

Nos últimos meses, houve um aumento na adoção do Brotli em diferentes navegadores e servidores, ainda assim apenas um grupo muito seleto de empresas de hospedagem estão utilizando o Brotli.

Em geral, Brotli parece ter algumas vantagens significativas, mas essas vantagens não são abrangentes. Um cenário muito interessante é o uso de Brotli para arquivos estáticos que, quando  eles são pré-comprimidos pelo servidor. Nesse cenário, os tamanhos dos arquivos podem ser compactados até 26% menores do que os métodos atuais usados ​​amplamente pelos navegadores.

Benefícios de Brotli

Ao contrário do algoritmo Zopfil, que era compatível com Deflate, Brotli é um novo formato de dados. Este novo formato permite que ele ofereça ganhos de compressão significativos em relação aos algoritmos anteriores – aproximadamente 20-26% melhores do que Zopfli, enquanto ainda mantêm velocidades semelhantes.

Uma melhor compactação nos permitiria usar menos bytes para transferir os mesmos arquivos através da internet. O que significa tempos de carregamento mais rápidos e menor uso de dados para nossos usuários.

De um modo geral, os ganhos de desempenho são os seguintes:

  • Supera o gzip para arquivos da web típicos em 17-25%

  • HTML: 25% de economia

  • JS (Alexa Top 10k): 17% menor

  • Minified JS (Alexa Top 10k): 17% menor

  • CSS (Alexa Top 10k): 17% menor

O navegador web que solicita os arquivos (website) precisa suportar o formato Brotli, conforme listamos no artigo acima.

A maioria dos usuários tem navegadores atualizados automaticamente, por isso deve ser apenas uma questão de tempo até que todos os navegadores possam suportar este formato. Mas para aqueles de desenvolvem sites, precisam garantir que a empresa de hospedagem esteja configurado para utilizar Brotli para que os visitantes possam experimentar os ganhos de desempenho que ele fornece.

Brotli ainda não é amplamente utilizado. Mas com os benefícios que oferece, é fácil imaginar que ele ganhe atenção do mercado com bastante rapidez.

Se você está ansioso por utilizar o Brotli em seu site, migre hoje mesmo para a Link Oficial e desfrute este grande recurso da Google.

Leave a Comment