Conforme você navega na sua conta de hospedagem na web, você pode se deparar com alguma terminologia desconhecida. Consulte nosso glossário de termos comuns do setor para ajudá-lo a gerenciar seus sites.

Account Control Center (ACC) – O Account Control Center é o nosso software de controle personalizado. Enquanto outros hosts licenciam softwares de terceiros, nós construímos nossos próprios. Ele dá acesso às configurações e detalhes de sua conta com um painel de controle fácil de usar baseado na Web.

Apache Web Server – O Apache HTTP Server, conhecido como Apache , é um software de servidor web de plataforma cruzada gratuito e de código aberto. Sob o Apache License 2.0, o Apache é desenvolvido e mantido por uma comunidade aberta de desenvolvedores da web.

Content Delivery Network (CDN) – O CDN serve conteúdo da Internet, como texto, gráficos e mídia de fluxo contínuo, por meio de uma rede distribuída de servidores proxy e seus datacenters. Distribui o serviço geograficamente em relação aos usuários finais para fornecer alta disponibilidade e alto desempenho.

Cloud Hosting – A hospedagem na nuvem é a forma mais recente de hospedagem e adota o conceito de “dividir e regra”. Com a hospedagem na nuvem, os recursos são distribuídos em mais de um servidor e usados ​​com base na necessidade. Como não depende de um servidor, a hospedagem na nuvem permite mais flexibilidade e escalabilidade.

Content Management System (CMS) – Um CMS permite que você construa um site sem ter que codificar ou aprender qualquer um dos aspectos técnicos. Os sistemas de gerenciamento de conteúdo suportam a criação e a publicação baseada na web de conteúdo digital, geralmente em um ambiente colaborativo. WordPress, Joomla e Drupal são exemplos populares de CMS.

Colocation – Ou co-location descreve quando um host da web vende espaço em seu datacenter, permitindo que você opere seu próprio hardware na infraestrutura de rede e energia de alta qualidade de um host, permitindo que você aproveite a segurança física de um data center.

cPanel – Lançado em 1996, o cPanel é um painel de controle on-line baseado em Linux. Semelhante ao nosso centro de controle personalizado (o ACC), o cPanel fornece uma interface gráfica e ferramentas para gerenciar seus sites hospedados.

cURL – cURL permite aos usuários transferir dados de servidor para servidor, fornecendo uma biblioteca e ferramenta de linha de comando.

Data Center – Um data center abriga sistemas de computadores em rede e outros componentes necessários para mantê-los. Uma instalação de datacenter também costuma ter algum tipo de protocolo de backup, como conexões de comunicação de dados redundantes. Os data centers processam, armazenam e organizam grandes quantidades de dados, de modo que muitas pessoas e empresas confiam neles para funcionar na sociedade moderna.

Servidores Dedicados – Um servidor dedicado é um tipo de serviço de hospedagem em que apenas um cliente usa um servidor inteiro. Com outros planos de hospedagem, vários clientes compartilham os recursos de um servidor. Os recursos de um servidor dedicado são acessíveis apenas a um cliente, o que permite mais personalização e melhor desempenho e segurança.

Nome de Domínio – Um nome de domínio define um domínio de controle administrativo na Internet. Os nomes de domínio seguem as regras do sistema de nomes de domínio (DNS). Eles geralmente representam um recurso IP, um servidor que hospeda um site ou o próprio site. 

Drupal – Um popular CMS, o Drupal é uma plataforma de código aberto para criação e gerenciamento de conteúdo da web. Ele fornece a estrutura de backend para que você possa criar um site, blog, phorum ou outro conteúdo da web.

FreeBSD – Um sistema operacional livre e de código aberto, similar ao Unix, originário da Research Unix através do Berkeley Software Distribution (BSD). O FreeBSD tem vários usos e mantém um sistema operacional completo.

Geeklog – Geeklog é outro CMS de código aberto projetado para gerenciar o conteúdo da web. Geeklog comercializa-se como uma das opções CMS mais seguras. Alguns recursos incluem comentários, pesquisas, calendário e distribuição de conteúdo.

GetSimple CMS – GetSimple CMS é um sistema gratuito de gerenciamento de conteúdo da web. Ele foi projetado com um objetivo principal em mente: ser simples e fácil de usar. Você pode usá-lo para criar sites, blogs e muito mais.

Endereço IP – Um endereço IP (Protocolo da Internet) é o número atribuído a cada dispositivo conectado a uma rede de computadores. O endereço IP do seu dispositivo permite que ele se comunique com outros dispositivos em redes baseadas em IP, como a Internet.

Joomla – Outro CMS popular, você pode usar o Joomla para publicar conteúdo da web. Esse CMS gratuito e de código aberto é construído em uma estrutura de aplicativo da web de controlador de exibição de modelo. Você pode usar a estrutura independentemente do CMS.

Kernel – O kernel é um programa de computador no núcleo do sistema operacional de um computador. Ele controla tudo no sistema, como solicitações de entrada / saída de software, traduzindo solicitações em instruções de processamento de dados e periféricos como teclados.

Linux Hosting – Linux é um sistema operacional (SO) de software gratuito e de código aberto, construído em torno do kernel do Linux. Hospedagem Linux significa que seu host suporta o sistema operacional Linux, o sistema operacional mais popular usado para hospedagem na web.

Hospedagem gerenciada – Hospedagem gerenciada descreve o tipo de suporte fornecido pelo seu host. Um plano de hospedagem não gerenciado é mais barato porque seu provedor não oferece suporte de rotina. Com um plano de hospedagem gerenciada, seu host fornecerá suporte para tudo relacionado a software, hardware e redes. É um pouco mais caro do que hospedagem não gerenciada, mas também é muito menos trabalhoso para você.

MediaWiki – MediaWiki é um pacote wiki de código aberto gratuito escrito em PHP. Originalmente para uso na Wikipedia, ele é executado em muitos sites, como a Wikipedia e o Wikcionário.

MySQL – MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto. O MySQL é nomeado para My, filha do co-fundador do software, Michael Widenius, e Structured Query Language (SQL). Você pode usar o MySQL para modificar informações no banco de dados. É frequentemente encontrado em servidores da Web e usado para aplicativos e publicações baseados na Web.

Perl – Perl é uma família de linguagens de programação dinâmicas de alto nível, incluindo Perl 5 e Perl 6. Ele é usado para uma variedade de coisas, como o desenvolvimento de scripts CGI.

Phorum – Phorum é um sistema de mensagem de código aberto escrito em PHP. “Phorum” é uma junção de PHP e fórum. É usado para criar encadeamentos de sites para hospedar discussões on-line.

PHP – PHP originalmente significava Personal Home Page, mas tornou-se um backronym recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor. É uma linguagem de script do lado do servidor projetada para desenvolvimento web. O PHP também é usado para linguagem de programação de uso geral e pode ser incorporado ao código HTML. É comumente usado em combinação com vários sistemas de modelos da web e CMS, como Phorum, Geeklog e WordPress.

phpBB – phpBB, uma abreviação para PHP Bulletin Board, é um pacote de fórum de internet de código aberto em linguagem PHP. Este software de quadro de avisos é altamente personalizável para que você possa usá-lo para se comunicar e colaborar como quiser.

Piwigo – Piwigo é um software de galeria de fotos projetado para a internet. Você pode personalizar este software com várias extensões e recursos gratuitos.

PostgreSQL – O PostgreSQL é um poderoso banco de dados que enfatiza os padrões de extensibilidade e conformidade. Mais especificamente, é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de objeto (ORDBMS). Ele funciona principalmente para armazenar dados com segurança e retornar dados quando solicitado de outros aplicativos de software.

Python – Python é uma linguagem de programação popular usada para programação de propósito geral. Ele é projetado para enfatizar a legibilidade, incorporando mais espaço em branco e uma sintaxe que requer menos linhas de código.

Ruby on Rails – Rails é uma estrutura de aplicativo da web no lado do servidor escrita em Ruby, uma linguagem de programação orientada a objetos. Você pode usar essa estrutura de controlador de exibição de modelo para fornecer estruturas padrão para um banco de dados, um serviço da Web e páginas da Web.

ShadowDrive ™ – Na Pair Networks, nossos pacotes de hospedagem dedicada QS vêm com um backup ShadowDrive ™. É um recurso dedicado específico do servidor que fornece um backup dos servidores QS duas vezes ao dia.

Hospedagem Compartilhada – Hospedagem compartilhada é um tipo de serviço de hospedagem na web em que vários clientes estão hospedados em um servidor físico. Os clientes compartilham os recursos do servidor, o que torna esse tipo de hospedagem menos dispendioso do que outros.

SQL Server – O SQL Server pode se referir a qualquer banco de dados que use a linguagem de consulta estruturada (SQL). Também poderia ser um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsoft. O Microsoft SQL Server funciona principalmente para armazenar e recuperar dados solicitados por outros aplicativos de software.

SSH – Secure Shell (SSH) é um protocolo de rede criptográfica que permite criar um canal seguro em uma rede desprotegida. É comumente usado em uma arquitetura cliente-servidor para login remoto para usuários de sistemas de computadores.

Certificado SSL – Os certificados Secure Socket Layer (SSL) ajudam a impedir que hackers roubem informações privadas em seu site. Indicado pelo pequeno ícone de cadeado verde na barra de endereço, um site com um certificado SSL é mais seguro.

Ubuntu – Ubuntu é um sistema operacional de código aberto para computadores. Geralmente é executado em computadores pessoais e é popular em servidores de rede.

URL – URL significa Uniform Resource Locator e também é conhecido como endereço da web. Ele faz referência a um recurso da Web, sua localização em uma rede de computadores e um mecanismo para recuperá-lo.

Virtual Private Servers (VPS) – Um servidor virtual privado ou VPS é um tipo de conta de hospedagem. Com uma conta VPS, os clientes dividem os recursos de um servidor para que cada cliente tenha seu próprio espaço dedicado. Ao contrário de uma conta de hospedagem compartilhada, os clientes VPS não compartilham os recursos, embora estejam hospedados no mesmo servidor.

VPN – Uma rede privada virtual (VPN) estende uma rede privada através de uma rede pública e permite que os usuários enviem e recebam dados em redes públicas ou compartilhadas

Web Hosting – Um serviço de hospedagem web permite aos usuários postar um site ou página na internet. Um provedor de hospedagem web é um negócio como o par de redes que oferece o hardware, software e rede necessários para o seu site estar disponível na internet. Websites são hospedados em servidores da web.

Servidor Web – Um servidor da Web é necessário para hospedar um site. É um sistema de computador que processa solicitações via HTTP, que é usado para distribuir informações na Internet.

Windows Hosting – Microsoft Windows ou apenas Windows é um grupo de várias famílias de sistemas operacionais. Hospedagem Windows significa que seu host da Web suporta o sistema operacional Microsoft Windows.

WordPress – WordPress é o CMS mais popular disponível hoje. É um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito e de código aberto usado para criar sites, blogs e outros conteúdos digitais. Você deve instalar o WordPress no seu servidor para usá-lo. 

WP Hosting – WordPress ou WP hosting  é um tipo de serviço de hospedagem projetado especificamente para usuários do WordPress.

Faltou algum termo que você sentiu falta em nossa lista? Possui alguma dúvida? Deixe nos comentários!