A Black Friday está chegando e as promoções já começam a pipocar por todos os cantos na internet, tvs e todos os outros meios de comunicação.

As empresas dedicam boa parte dos esforços na construção de estratégias de marketing para a Black Friday com o objetivo de aumentar as vendas nesse período, e provavelmente esse também é o seu caso.

As estratégias de vendas são importantes, mas é preciso se preparar para a Black Friday afim de evitar que problemas técnicos acabem atrapalhando o sucesso do seu negócio.

As dicas que você vai encontrar nos próximos parágrafos te ajudarão a melhorar a experiência do usuário enquanto ele estiver no seu site, e assim suas vendas podem aumentar muito. Confira!

Prepare sua infraestrutura

Além de colocar em prática as melhores estratégias de marketing para a Black Friday, você também precisa saber se a sua infraestrutura comporta o grande volume de visitas que o seu site receberá nessa data.

Se o seu site não apresentar uma performance satisfatória aos usuários as chances de que eles acabem desistindo de comprar com você para fechar negócio com o concorrente são enormes.

Isso vale tanto para um site que se apresente muito lento devido ao grande fluxo de visitantes simultâneos quanto para plataformas instáveis que acabam ficando fora do ar diversas vezes durante o dia.

Cada minuto vale muito dinheiro e você não pode se dar ao luxo de deixa-lo na mesa para que o seu concorrente o pegue tranquilamente.

Confira todos os processos do seu site

Por mais primário que pareça, muitas lojas se deparam com problemas que poderiam ser evitados facilmente, mas que acabam causando prejuízos significativos em suas vendas.

Para evitar problemas como botões que não estão funcionando corretamente, links quebrados, cálculos de frete e outros processos que podem ser realizados pelo cliente enquanto navega pela sua loja, o ideal é realizar testes para cada uma dessas atividades,

Esses testes são a melhor forma de se preparar para a Black Friday, fazendo com que seja possível identificar e corrigir os problemas que podem existir antes do volume de visitas que chegará até sua página no dia da Black Friday.

Configure o frete grátis

O que antes era um agrado que algumas empresas ofereciam aos seus clientes agora é item obrigatório em qualquer loja virtual que se prepara para a Black Friday.

Já é comprovado que as empresas que isentam os clientes do pagamento de fretes aumentam suas vendas na Black Friday consideravelmente.

A imensa maioria das plataformas de vendas online possibilita que a configuração do frete grátis para todos os pedidos seja feita de forma extremamente rápida, em muitos casos bastando um único clique para que a condição se aplique a toda a loja.

O frete grátis é uma estratégia para aumentar as vendas na Black Friday que traz retorno certo para as lojas que a utilizam. 

Faça um inventário do seu estoque

A acuracidade dos estoques pode determinar tanto o fracasso quanto o sucesso na Black Friday para o seu negócio.

Se o seu estoque estiver correto no site e também no físico você conseguirá atender a todos os pedidos feitos na Black Friday sem maiores dificuldades, e isso deixa os clientes extremamente satisfeitos.

Mas se o seu estoque estiver com muitos furos você pode acabar com a reputação da sua empresa em um único dia.

Pense que você criou ótimas estratégias para aumentar as vendas na Black Friday, se preparou de todas as formas possíveis, e na hora H você vendeu uma quantidade grande de um produto que não existe mais no seu estoque.

Essa falha com certeza acabará com o seu sucesso na Black Friday, transformando vendas em pedidos de reembolso, chuva de reclamações e dependendo do caso até processos judiciais.

Confira a velocidade de carregamento das suas páginas

Os usuários normalmente já não têm muita paciência com sites lentos onde as páginas demoram segundos para carregar.

Para ajudar a identificar quais páginas do seu site estão apresentando carregamento mais lento que o normal existem diversas ferramentas que pode tarefa de melhorar a experiência do usuário e transformar isso em vendas para obter sucesso na Black Friday.

Ferramentas como GT Metrix, Web Page Test e Page Speed Insights são gratuitas e cumprem muito bem a função para que foram criadas.

Teste todas e descubra qual funciona melhor para você para que a velocidade de carregamento das páginas do seu site ajude a aumentar as vendas na Black Friday.

Conclusão

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas por empresas dos mais diversos setores, tanto para as grandes redes quanto para os pequenos negócios que buscam aumentar muito suas vendas nessa época do ano.

Por isso é preciso se certificar de que tudo na sua loja está em perfeita ordem, desde os estoques físicos e virtuais, passando pela velocidade de carregamento das páginas até a configuração do frete grátis para todos os pedidos.

Aliando esses passos a uma exclusiva estratégia de marketing para a Black Friday você se certifica de que todos os usuários que chegarem até o seu site terão uma boa experiência e consequentemente suas vendas aumentarão.

Se você e sua empresa estiverem preparados para uma das principais datas do comércio as chances de sucesso na Black Friday para o seu negócio são muito grandes.