Entender seu tráfego na Web e suas métricas de desempenho ajudará você a avaliar melhor o valor do seu site. Seu site é um ativo para sua empresa. Você pode usá-lo para aumentar sua receita on-line e o valor geral do seu negócio.

Medir o desempenho de seu website pode ajudar você a fazer alterações educadas que efetivamente melhorarão seu website e o tornarão mais fácil de usar.

Existem ferramentas e recursos úteis disponíveis online que facilitam a compreensão do desempenho do seu site. Você pode avaliar seu tráfego na Web, ver como as pessoas acessam seu site, entender como elas interagem com seu website e muito mais.

Muitas empresas usam o Google Analytics para acompanhar e avaliar o desempenho de seu website, pois ele é gratuito e fácil de usar.

COMO INSTALAR O GOOGLE ANALYTICS

Para começar a usar o Google Analytics, você precisa de uma conta do Google. Acesse google.com.br/analytics para criar ou fazer login em uma conta existente. 

Em seguida, configure uma propriedade em sua conta do Google Analytics. Esta propriedade representará seu site e coletará todas as informações necessárias em um só lugar.

Agora, você pode adicionar o código de acompanhamento do Google Analytics ao seu website. Você pode encontrar seu código de acompanhamento nas configurações de administrador da sua propriedade em Informações de acompanhamento . Clique em Tracking Code para o código e instruções de instalação.

Observação: o Google Analytics não começará a registrar o tráfego até que o código seja instalado corretamente. Quanto mais cedo você instalar o código de acompanhamento, mais dados você terá.

MEÇA O SEU TRÁFEGO NA WEB

Depois de instalar seu código de acompanhamento, você poderá ver quantas pessoas estão visitando seu website. 

No Google Analytics, na seção Audiência , você pode ver uma visão geral do seu tráfego da web. Sessões refere-se ao número de visitas ao site que seu site recebe. Uma sessão pode incluir várias visualizações de página e interações.

Você pode determinar o alcance e o impacto do seu site, estudando as alterações nas sessões do seu site. 

Suas sessões estão aumentando, diminuindo ou permanecendo consistentes? As visitas ao site aumentam nos finais de semana? Esta informação pode dizer muito sobre o seu público. 

Compare seu tráfego da web periodicamente para determinar se seu público está crescendo ou não e o que você pode fazer para aumentá-lo.

Você também pode comparar as sessões da Web com quantos visitantes novos e recorrentes você tem. Os novos usuários são pessoas que acessam seu website pela primeira vez e os visitantes que retornaram já acessaram seu site antes e retornam a ele. 

O retorno de visitantes indica que as pessoas estão lembrando sua marca e consideram seu website útil. Muitas pessoas que visitam um site várias vezes estão pensando em realizar uma ação nesse site. Você quer ter um bom equilíbrio de usuários novos e recorrentes.

ESTUDE SUAS FONTES DE TRÁFEGO

Use o Google Analytics para ver de onde vem o tráfego da web. Você pode ver como as pessoas estão encontrando seu website na guia ” Aquisição” do seu painel. 

Ele informará quantas sessões vieram de mídias sociais, email, mecanismos de pesquisa e muito mais. Entender suas origens de tráfego informará mais sobre seu público e como melhor alcançá-lo. 

Se você perceber que obtém mais tráfego do Twitter do que outras plataformas de mídia social, considere aumentar sua atividade no Twitter.

Estudar suas origens de tráfego também informará se seus esforços de marketing estão funcionando. Você pode ver se o e-mail que você enviou causou um aumento no tráfego. Ou se a campanha do Google Ads que você lançou estiver direcionando pessoas para sua nova página de produtos. 

Use seu relatório de aquisição para descobrir como aumentar o tráfego de fontes específicas e encontrar a melhor maneira de alcançar seu público-alvo.

ENTENDA AS TAXAS DE REJEIÇÃO E O TEMPO MÉDIO DA SESSÃO

Um salto é quando alguém vai para o seu site, em seguida, sai imediatamente. Isso geralmente significa que eles não quiseram clicar nesse link ou que seu site não é o que eles procuravam. 

Embora uma rejeição não seja necessariamente uma coisa ruim, uma taxa de rejeição acima da média pode significar que seu website não é fácil de usar. Se você achar que sua taxa de rejeição é muito alta, verifique o tempo de carregamento da página, verifique se o site é de fácil navegação e otimizado para celular. 

Mecanismos de busca como o Google darão aos sites com taxas de rejeição mais baixas classificações mais altas. Desde que seu site seja amigável ao usuário e tenha conteúdo relevante e de qualidade para seu público, você não precisa se preocupar com sua taxa de rejeição.

O tempo médio da sessão do seu website refere-se a quanto tempo as pessoas costumam ficar no seu site. Um tempo médio alto da sessão significa que as pessoas acham seu conteúdo útil.

As pessoas geralmente não ficam em um site em que não estão interessadas ou não são valiosas. Você pode observar o tempo médio de sessão de cada uma de suas páginas da Web para ver em qual conteúdo seus usuários passam mais tempo.

Isso ajudará você a criar conteúdo mais valioso para eles e a aumentar o tempo total da sessão.

IDENTIFICAR AS PÁGINAS DA WEB COM MELHOR DESEMPENHO

Outra ótima maneira de dar ao seu público o conteúdo que desejam é identificar suas páginas da Web de melhor desempenho. Na seção Comportamento do seu painel, você pode ver quais páginas geram mais tráfego na Web e quanto tempo as pessoas passam lá.

No relatório de comportamento, você pode comparar suas páginas da web e o desempenho das postagens de blog. Talvez um post antigo esteja recebendo mais tráfego do que o mais recente.

Nesse caso, você pode querer atualizar a postagem antiga e criar mais conteúdo sobre esse assunto. Identificar seu conteúdo popular lhe dará uma ideia melhor de que tipo de informação seu público está buscando.

ANALISE AS TAXAS DE CONVERSÃO

O que as pessoas estão fazendo quando chegam ao seu site? Você pode configurar metas e acompanhamento de conversões no Google Analytics para entender como as pessoas interagem com seu website. 

Eles estão se inscrevendo para o seu boletim informativo? Eles estão tomando a ação desejada e convertendo? Ou não estão fazendo nada quando chegam ao seu site? 

Levar as pessoas ao seu site é o primeiro passo. O segundo passo é fazer com que eles realizem uma ação no seu site.

Depois de configurar as metas e o acompanhamento de conversões, você pode analisar a seção Conversão do seu painel para ver quantas pessoas estão convertendo. Para criar uma meta no Google Analytics, acesse a configuração de administrador e, na coluna Visualizar , clique em Metas

Aqui você pode informar ao Google o que deve contar como conversão ou meta. Por exemplo, você pode tornar a exibição de um vídeo sobre seu produto uma meta. Em seguida, no relatório de conversões , você verá quantas pessoas assistiram ao vídeo e atingiram essa meta.

Suas conversões on-line dão uma ideia de quanto receita seu site gera. Você pode usar essas informações para estimar o valor geral do seu website e desenvolver uma estratégia para aumentar o valor.

Medir seu tráfego na web e desempenho é uma parte essencial de ter um website. Seu site se tornará um ativo ainda mais valioso para sua empresa se você estudar e melhorar suas métricas de desempenho.