Como Divulgar seu Blog – Passo a Passo

Como você promove seu blog? Você compartilha na mídia social uma vez e espera pelo melhor?

Infelizmente, isso não vai funcionar. A menos que você tenha milhões de fãs que vivem e respiram todas as suas palavras. Mas eu estou supondo que você não tenha atingido o status de celebridade … ainda.

Enquanto isso, por que não experimentar algumas dessas ideias? A maioria é grátis, então o que você tem a perder?

Nós os organizamos em seções para que você possa escolher uma por vez.

Antes de começar, uma palavra de aviso. Não tente todas essas idéias juntas. Escolha um ou dois que você se sinta confortável e se adequar ao seu nicho. Em seguida, avalie seus resultados.

Com o tempo, isso permitirá que você crie um processo promocional documentado que você pode seguir para cada postagem publicada.

O resultado? Mais globos oculares em todos os posts que você publica!

Vamos começar:

Parte 1 – Pré-promoção (colocando sua casa em ordem)

Parte 1 é toda sobre como obter o seu site e conteúdo em condição tip-top para lhe dar a melhor chance possível de sucesso.

1.1 – Otimização de sites (SEO técnico)

Nesta seção, você aprenderá sobre os elementos essenciais necessários para garantir que seu site WordPress esteja funcionando sem problemas.

  1. Os visitantes têm uma experiência agradável ao percorrer o site
  2. Os motores de busca podem encontrar e indexar o seu site

Hospedagem

A seleção de um host confiável não deve ser tomada de ânimo leve. Se você escolher um host ruim (e há muitos deles por aí), você sofrerá revezes e frustrações. E, mais importante, se seus visitantes tiverem uma experiência miserável, eles passarão para outro site.

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Tema

Existem milhares de temas WordPress para escolher, incluindo todos os temas livres no repositório do WordPress. A única desvantagem de alguns temas livres é que os desenvolvedores os negligenciam e ficam desatualizados. Dito isso, alguns temas premium também são abandonados. O principal é escolher um tema compatível com dispositivos móveis que atenda aos objetivos do seu blog, tenha boa aparência e seja rápido.

Plugins

Já mencionamos alguns plugins do WordPress, e sugerimos mais ao longo do caminho, porque eles são parte integrante do WordPress. Nosso conselho aqui é simples: use somente plugins de uma fonte confiável. Um plug-in desonesto pode arruinar seu site.

Indexação e rastreamento

Não se deixe intimidar pelo título. Você precisa saber que, para que seu blog seja bem-sucedido, ele precisa ser localizável. E a maneira como isso acontece é que o Google e outros mecanismos de pesquisa podem rastrear e indexar seu site por meio de um arquivo Robots.txt . Você pode criar o seu próprio ou, adivinhe, usar um plugin para ajudá-lo.

Gerenciar links

Sem links externos, a Internet não existiria – não haveria como ir de um site para outro. Da mesma forma, sem links internos, seus visitantes não conseguiriam ir de uma página para outra em seu site. Então, aqui está o que você precisa fazer:

  • Links internos – Quando você publica um novo conteúdo em seu blog, pense nas postagens e nas páginas existentes às quais você pode vincular. E também pense nas postagens e páginas existentes que podem ser vinculadas ao seu novo conteúdo.
  • Links externos – inclua links para páginas relevantes em outros sites do seu conteúdo. É provável que existam algumas páginas autoritativas de alta qualidade que você pesquisou ao escrever seu conteúdo, então crie um link para elas e informe o proprietário do site também. (É o começo do marketing de influenciadores – mais tarde.)
  • Links quebrados – Infelizmente, os links internos e externos não duram para sempre – as URLs mudam, o conteúdo é movido e os sites desaparecem. Então você precisa encontrar tempo para encontrar e consertar seus links quebrados .
  • Redirecionamentos – Às vezes, você precisa alterar o URL de suas páginas ou domínio. O WordPress às ​​vezes implementa redirecionamentos, mas nem sempre são confiáveis. Em vez disso, você pode usar o plug-in de redirecionamento gratuito . Mas, do ponto de vista do desempenho, vale a pena adicionar redirecionamentos manualmente se você se sentir à vontade para fazê-lo.

Ferramentas de análise

Ferramentas de análise são essenciais para qualquer blog. Eles ajudarão você a entender como as pessoas estão interagindo com seu website. Se você vai gastar tempo criando e promovendo seu conteúdo, convém saber qual conteúdo é mais popular e qual método de promoção levou os visitantes ao seu site. A maioria dos blogueiros usa o Google Analytics para rastrear os dados do website, mas há outras ferramentas disponíveis.

1.2 – Planejamento e pesquisa de conteúdo

Na seção dois, você aprenderá a pesquisar e planejar o conteúdo para seu público.

Escolha o seu nicho

Antes de começar a produzir conteúdo para o seu blog, você precisa ter uma ideia clara do seu nicho ou tópico e das quatro ou cinco categorias que o suportam. Se você escolher um tópico no qual ninguém está interessado, você terá dificuldades para promover seu conteúdo.

Vale a pena verificar o Google Trends para ver como o interesse em um tópico está aumentando ou diminuindo com o tempo. 

Pesquisar palavras-chave e tópicos

Quando você finalizar o seu nicho, você pode começar a planejar o conteúdo a ser produzido. A pesquisa de palavras-chave envolve encontrar as palavras-chave (ou consultas de pesquisa) que representam seu blog.

Pesquise seu público

Antes de começar a produzir conteúdo, você precisa considerar seu público. Reserve algum tempo para criar uma imagem (às vezes chamada de avatar ) de quem você está escrevendo e depois adapte seu conteúdo de acordo.

1.3 – Otimização de conteúdo (OnPage SEO)

Nesta seção, você descobrirá como otimizar seu conteúdo em todas as páginas antes de acessar a publicação.

Adicione meta tags ao seu título, URL e descrição

Se você usa o plugin Yoast SEO para o WordPress, você será solicitado a preencher estes três campos:

  1. Título: tente colocar sua palavra-chave no início do título, se possível.
  2. URL: use URLs curtos que incluam sua palavra-chave
  3. Descrição – Escreva meta descrições indutoras de curiosidade que sugam as pessoas

Inclua palavras-chave na sua página

Experimente e inclua as palavras-chave segmentadas em alguns dos seguintes locais:

  • URL
  • Título da página
  • Título Principal (H1)
  • Primeiro parágrafo da página
  • Subcategorias de páginas (H2 / H3 etc.)

Não é necessário tê-los em todos os locais (e você certamente não deve forçar sua palavra-chave nesses locais apenas por causa disso), mas ajudará a otimizar sua página.

Otimize suas imagens

Existem três coisas que você precisa otimizar nas suas imagens:

  • Dimensões – Faça suas imagens do tamanho certo para a sua página do blog. Por exemplo, no meu blog, garanto que as imagens tenham 600px de largura, para que elas se encaixem no tema e no design.
  • Tamanho do arquivo – Certifique-se de comprimir seus arquivos de imagem com uma ferramenta como o TinyPNG ou o Kraken antes de fazer o upload para o WordPress. Esses programas podem reduzir o tamanho dos arquivos em até 65% e ajudar a fazer com que o seu blog seja carregado e executado mais rapidamente.
  • Texto alternativo – Sempre adicione uma descrição significativa ao texto alternativo em suas imagens. Isso ajuda os leitores com deficiência visual a entender o que a imagem está relacionada e também ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar suas imagens.

Comece a construir sua lista

O marketing por e-mail, como você descobrirá na Parte 2, é uma das melhores maneiras de promover seu blog, já que você tem uma conexão direta com seus fãs. Mas primeiro, você precisará criar uma lista de inscritos. E para isso, você precisará de duas coisas essenciais no seu blog:

  1. Uma maneira fácil de as pessoas se inscreverem na sua lista.
  2. Um motivo convincente para se juntar à sua lista, muitas vezes referido como um ‘lead magnet’.

Incentivar o compartilhamento social

Fazer com que outras pessoas compartilhem seu conteúdo nas mídias sociais é um bônus para você. Além de ter algum conteúdo incrível para compartilhar, você precisa solicitar que os usuários o compartilhem. Você pode maximizar seus esforços de promoção colocando Botões de Compartilhamento Social visualmente atraentes e Clique para Tweetar Widgets em seu blog com um plugin de compartilhamento social.

  • Botões de Compartilhamento Social – Você não precisa incluir todas as redes sociais, apenas aquelas apropriadas ao seu blog. Olhe para a esquerda para ver um exemplo dos botões que usamos no Blogging Wizard.
  • Clique para Tweet Widgets – Você pode destacar uma citação ou frase para que ela se destaque e incentive os leitores a compartilhá-la. 

Parte 2 – Promoção do Blog

Na Parte 2, veremos as diferentes maneiras de promover cada postagem no blog. Isso não pretende ser uma lista de verificação exaustiva que você deve seguir religiosamente. Em vez disso, é uma lista de ideias que você pode experimentar e ver qual funciona melhor para você.

2.1 – E-mail marketing

Apesar dos últimos modismos de marketing, o email continua sendo o mais poderoso e econômico.

2.2 – Marketing de mídia social

Compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais ainda é uma excelente maneira de obter mais visibilidade e, por fim, aumentar o tráfego e os compartilhamentos. Mas não é apenas um caso de postar uma vez no Facebook e depois passar para outra coisa. 

2.3 – Alavancagem de conteúdo

Se você apenas escreve uma postagem no blog e a publica em seu próprio blog, então você está perdendo. Mas, aproveitando seu conteúdo, você pode obtê-lo na frente de um público maior.

2.4 – Marketing de relacionamento

Administrar um blog está fadado ao fracasso se você tentar fazer tudo por conta própria. Há toda uma blogosfera por aí que você pode explorar. Tudo o que você precisa é construir relacionamentos com as pessoas certas. E como qualquer relacionamento, isso significa que você precisa dar e receber

2.5 – Marketing pago

Até agora, usamos táticas de promoção de blogs ‘gratuitas’ que só consumiram seu tempo. Mas existem algumas alternativas pagas para promover seu conteúdo

Com tantas táticas de promoção do blog listadas aqui, é impossível usá-las de uma só vez.

Nosso conselho:

Comece com uma ou duas estratégias e veja o que funciona melhor.

Em seguida, tente adicionar outro. E depois outro. Até que você encontre obras para você.

Pode ser que uma tática funcione para uma postagem no blog e uma tática diferente funcione para outra, dependendo do seu conteúdo e público-alvo. Tente não ser muito apressado ao eliminar uma estratégia, pois alguns podem levar mais tempo para trabalhar do que outros.


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