Evitar o abandono de carrinho é um fator que pode melhorar demais as vendas do seu e-commerce, aumentando sua taxa de conversão e reduzindo bem a sua taxa de carrinho abandonado.
Os profissionais de comércio eletrônico estão sempre buscando compreender melhor os fatores que levam um cliente a desistir de uma compra depois de já ter escolhido seus produtos, para criar ações com objetivo de minimizar o impacto do número de carrinhos abandonados no desempenho do seu negócio.
Separamos para você, que tem o seu e-commerce e um grande número de carrinhos abandonados, 7 dicas para evitar o abandono de carrinhos e melhorar sua taxa de conversão.
Tome nota e coloque em prática.
-
Use apenas informações necessárias no checkout
Ser sucinto e assertivo nas informações contidas em todas as páginas da sua loja virtual é primordial para diminuir a sua taxa de abandono de carrinho.
Isso também vale para as informações que estão disponíveis na página de checkout do seu e-commerce.
Priorize exibir apenas informações que sejam realmente necessárias para o seu cliente, pois uma página com muitas informações pode fazer com que o cliente acabe não finalizando a compra.
Manter a página de checkout sem distrações é uma boa opção para evitar o abandono de carrinho.
-
Aposte no retargeting
O retargeting é uma boa estratégia para melhorar a sua taxa de conversão.
Basicamente essa estratégia consiste em voltar a nutrir o cliente que realizou alguma busca ou deixou o carrinho abandonado por algum motivo com conteúdo que pode servir de incentivo para que ele decida concluir a compra.
A sua estratégia pode utilizar envio de mensagens via e-mail ou SMS, por exemplo.
O retargeting pode ser importante para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual, e ao mesmo tempo reduzir a taxa de abandono de carrinho.
-
Torne fácil a recuperação do carrinho
Depois de colocar em prática a sua estratégia de retargeting, é preciso que a sua plataforma esteja preparada para que o cliente possa retornar ao seu site e dar continuidade ao processo de compra, sem ter que repetir todas as etapas novamente.
Caso a plataforma de e-commerce que você está utilizando não conta com esse recurso de recuperação de carrinho abandonado, o ideal é encontrar alguma outra empresa que ofereça essa funcionalidade para a sai loja virtual.
Hoje a grande maioria das plataformas de e-commerce oferecem esse recurso, então o segredo é encontrar a melhor opção para o seu negócio.
-
Incentive o cliente a finalizar a compra
É comum que os clientes se sintam indecisos na hora de concluir a compra de um produto ou a contratação de um serviço, sejam quais forem.
Nessa hora você precisa incentivar o seu cliente, mostrando para ele que ele realmente está fazendo um bom negócio.
Muitas empresas adotam estratégias que consistem em oferecer bônus grátis, upgrades e cupons de descontos caso o cliente realmente feche a compra e não deixe o carrinho abandonado.
Nos casos das empresas que vendem serviços, os depoimentos de clientes que já utilizaram aquele mesmo serviço vêm conseguindo bons resultados e melhorando tanto a taxa de conversão quanto a taxa de carrinho abandonado.
Seja criativo e ofereça algo que realmente agregue valor ao seu produto para que o cliente se sinta fazendo um bom negócio.
-
Ofereça várias formas de pagamento
Um dos fatores que pode contribuir para o aumento na sua taxa de carrinho abandonado são as poucas opções de pagamento disponíveis para os clientes.
Quem trabalha com a venda de produtos pela internet vai encontrar clientes de todos os perfis, classes econômicas e sociais e saber atender as necessidades de todos esses perfis pode diminuir consideravelmente o problema de carrinho abandonado na sua loja.
É muito comum que o cliente realize todo o processo de compra em seu site, e quando chega ao checkout descobre que nenhuma das formas de pagamento disponíveis atende suas necessidades, e acaba abandonando o carrinho.
Para evitar situações como essa, onde o que era uma venda certa se transforma em mais um carrinho abandonado é necessário disponibilizar o maior número possível de formas de pagamento.
-
Melhore a velocidade do site
Internet sem velocidade não serve para muita coisa nos dias de hoje, e com a sua loja virtual acontece o mesmo.
Afinal, ninguém tem muita paciência para ficar esperando minutos intermináveis enquanto a página de descrição de um dos produtos da sua loja está carregando.
Nesse tempo o cliente já deixou o carrinho abandonado, foi até o site do concorrente e já finalizou sua compra.
Existem ferramentas gratuitas, como o Page Speed Insights do Google, que podem te ajudar a descobrir quais páginas podem ser melhoradas e deixa a experiência do usuário em sua loja virtual muito mais interessante e consequentemente reduzindo sua taxa de carrinho abandonado.
-
Utilize avisos de saída de página
Os alertas de saída de página têm sido muito utilizados por empresas dos mais diversos setores, para mostrar para os seus clientes que deixando o carrinho abandonado naquele momento eles não poderão usufruir de descontos, promoções e outras ações que cada site cria visando diminuir sua taxa de carrinho abandonado.
Existem os clientes que simplesmente desistem da compra, e nesses casos não há muito que se possa fazer.
Mas também existem os usuários que por algum descuido ou distração acabam clicando para sair da página por engano, e o uso do aviso de saída de página é uma boa forma de manter esse cliente no seu site até que ele finalize sua compra.
Verifique se a sua plataforma oferece esse recurso, e caso ele não esteja disponível, encontre uma que ofereça essa possibilidade.
Essa ação é muito efetiva para tratar o problema de carrinho abandonado da sua loja virtual.
A taxa de abandono de carrinho da sua loja virtual precisa ser analisada de perto, identificando as oportunidades de melhoria e criando ações para que os clientes realizem o processo de compras por completo.
Colocando em prática essas 7 dicas é muito provável que a quantidade de carrinhos abandonados na sua loja virtual diminua e sua taxa de conversão aumente, melhorando o seu negócio virtual como um todo.