7 Dicas essenciais para evitar o abandono de carrinho

Evitar o abandono de carrinho é um fator que pode melhorar demais as vendas do seu e-commerce, aumentando sua taxa de conversão e reduzindo bem a sua taxa de carrinho abandonado.

Os profissionais de comércio eletrônico estão sempre buscando compreender melhor os fatores que levam um cliente a desistir de uma compra depois de já ter escolhido seus produtos, para criar ações com objetivo de minimizar o impacto do número de carrinhos abandonados no desempenho do seu negócio.

Separamos para você, que tem o seu e-commerce e um grande número de carrinhos abandonados, 7 dicas para evitar o abandono de carrinhos e melhorar sua taxa de conversão.

Tome nota e coloque em prática.

  1. Use apenas informações necessárias no checkout

Ser sucinto e assertivo nas informações contidas em todas as páginas da sua loja virtual é primordial para diminuir a sua taxa de abandono de carrinho.

Isso também vale para as informações que estão disponíveis na página de checkout do seu e-commerce.

Priorize exibir apenas informações que sejam realmente necessárias para o seu cliente, pois uma página com muitas informações pode fazer com que o cliente acabe não finalizando a compra.

Manter a página de checkout sem distrações é uma boa opção para evitar o abandono de carrinho.

  1. Aposte no retargeting

O retargeting é uma boa estratégia para melhorar a sua taxa de conversão.

Basicamente essa estratégia consiste em voltar a nutrir o cliente que realizou alguma busca ou deixou o carrinho abandonado por algum motivo com conteúdo que pode servir de incentivo para que ele decida concluir a compra.

A sua estratégia pode utilizar envio de mensagens via e-mail ou SMS, por exemplo.

O retargeting pode ser importante para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual, e ao mesmo tempo reduzir a taxa de abandono de carrinho.

  1. Torne fácil a recuperação do carrinho

Depois de colocar em prática a sua estratégia de retargeting, é preciso que a sua plataforma esteja preparada para que o cliente possa retornar ao seu site e dar continuidade ao processo de compra, sem ter que repetir todas as etapas novamente.

Caso a plataforma de e-commerce que você está utilizando não conta com esse recurso de recuperação de carrinho abandonado, o ideal é encontrar alguma outra empresa que ofereça essa funcionalidade para a sai loja virtual.

Hoje a grande maioria das plataformas de e-commerce oferecem esse recurso, então o segredo é encontrar a melhor opção para o seu negócio.

  1. Incentive o cliente a finalizar a compra

É comum que os clientes se sintam indecisos na hora de concluir a compra de um produto ou a contratação de um serviço, sejam quais forem.

Nessa hora você precisa incentivar o seu cliente, mostrando para ele que ele realmente está fazendo um bom negócio.

Muitas empresas adotam estratégias que consistem em oferecer bônus grátis, upgrades e cupons de descontos caso o cliente realmente feche a compra e não deixe o carrinho abandonado.

Nos casos das empresas que vendem serviços, os depoimentos de clientes que já utilizaram aquele mesmo serviço vêm conseguindo bons resultados e melhorando tanto a taxa de conversão quanto a taxa de carrinho abandonado.

Seja criativo e ofereça algo que realmente agregue valor ao seu produto para que o cliente se sinta fazendo um bom negócio.

  1. Ofereça várias formas de pagamento

Um dos fatores que pode contribuir para o aumento na sua taxa de carrinho abandonado são as poucas opções de pagamento disponíveis para os clientes.

Quem trabalha com a venda de produtos pela internet vai encontrar clientes de todos os perfis, classes econômicas e sociais e saber atender as necessidades de todos esses perfis pode diminuir consideravelmente o problema de carrinho abandonado na sua loja.

É muito comum que o cliente realize todo o processo de compra em seu site, e quando chega ao checkout descobre que nenhuma das formas de pagamento disponíveis atende suas necessidades, e acaba abandonando o carrinho.

Para evitar situações como essa, onde o que era uma venda certa se transforma em mais um carrinho abandonado é necessário disponibilizar o maior número possível de formas de pagamento.

  1. Melhore a velocidade do site

Internet sem velocidade não serve para muita coisa nos dias de hoje, e com a sua loja virtual acontece o mesmo.

Afinal, ninguém tem muita paciência para ficar esperando minutos intermináveis enquanto a página de descrição de um dos produtos da sua loja está carregando.

Nesse tempo o cliente já deixou o carrinho abandonado, foi até o site do concorrente e já finalizou sua compra.

Existem ferramentas gratuitas, como o Page Speed Insights do Google, que podem te ajudar a descobrir quais páginas podem ser melhoradas e deixa a experiência do usuário em sua loja virtual muito mais interessante e consequentemente reduzindo sua taxa de carrinho abandonado.

  1. Utilize avisos de saída de página

Os alertas de saída de página têm sido muito utilizados por empresas dos mais diversos setores, para mostrar para os seus clientes que deixando o carrinho abandonado naquele momento eles não poderão usufruir de descontos, promoções e outras ações que cada site cria visando diminuir sua taxa de carrinho abandonado.

Existem os clientes que simplesmente desistem da compra, e nesses casos não há muito que se possa fazer.

Mas também existem os usuários que por algum descuido ou distração acabam clicando para sair da página por engano, e o uso do aviso de saída de página é uma boa forma de manter esse cliente no seu site até que ele finalize sua compra.

Verifique se a sua plataforma oferece esse recurso, e caso ele não esteja disponível, encontre uma que ofereça essa possibilidade.

Essa ação é muito efetiva para tratar o problema de carrinho abandonado da sua loja virtual.

A taxa de abandono de carrinho da sua loja virtual precisa ser analisada de perto, identificando as oportunidades de melhoria e criando ações para que os clientes realizem o processo de compras por completo.

Colocando em prática essas 7 dicas é muito provável que a quantidade de carrinhos abandonados na sua loja virtual diminua e sua taxa de conversão aumente, melhorando o seu negócio virtual como um todo.

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