Para ter mais visitas no seu site, não basta apenas criar um site bonito, cheio de recursos que chamam a atenção.

As técnicas de SEO são fundamentais para quem quer conseguir alavancar seu site no Google e conseguir que mais pessoas cheguem até sua página.

Veja agora 6 técnicas de SEO para alavancar seu site WordPress no Google, fazendo com que sua página figure nas primeiras posições e assim atraia mais tráfego para o seu site.

  1. Definição de palavra-chave

As palavras-chave são essenciais para que as pessoas que buscam por termos relacionados ao seu negócio possam chegar até você.

Faça uma boa pesquisa de termos relacionados ao mercado em que você atua para saber pelo que as pessoas têm interesse. Dessa forma você poderá direcionar o conteúdo do seu site para resolver suas dúvidas e objeções.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, mas para quem está começando uma boa alternativa é o Planejador de Palavra-chave do Google.

Seu uso é muito simples e para ter acesso basta criar uma conta, caso você ainda não tenha.

  1. Densidade de palavra-chave

A forma como você utiliza as palavras-chaves faz toda a diferença na hora de aumentar o tráfego para o seu site.

Por mais que muita gente utilize a máxima do “quanto mais, melhor” para utilizar uma palavra-chave em seus conteúdos, isso não funciona dessa maneira.

É preciso saber dosar. Não se pode utilizar o mesmo termo em todos os parágrafos, pois isso afeta a naturalidade do texto.

Assim como também não se deve colocar a palavra-chave desejada apenas uma vez ao longo de um texto, por exemplo.

Muitos profissionais renomados no mercado de marketing digital recomendam que a densidade de palavra-chave em um artigo fique entre 1,5 e 3%.

Isso significa que em um texto de 500 palavras, o termo escolhido deve aparecer entre 8 e 15 vezes.

Isso evita, por exemplo, que o Google considere seu site abusivo e suspenda seu acesso, além de deixar seus conteúdos com uma leitura mais agradável.

  1. Utilize subtítulos para dividir o conteúdo

Textos divididos em subtítulos ajudam o leitor a escanear o conteúdo para descobrir se aquelas informações podem ajudá-lo.

Através do título e dos subtítulos o Google poderá identificar as partes mais relevantes do seu conteúdo.

A recomendação para ajudar a impulsionar seu site no Google é utilizar pelo menos 2 subtítulos além do título principal.

O uso da palavra-chave também deve ser feito, sempre que possível, no título e em pelo menos um dos subtítulos.

  1. Utilize plugins para SEO

O WordPress é sem dúvida a melhor plataforma para quem deseja utilizar técnicas de SEO para alavancar seu site no Google.

Além de contar com recursos internos de SEO já bastante sólidos, existem várias opções de plugins que podem ajudar a melhorar ainda mais o SEO do seu site, fazendo com que seja possível aumentar o tráfego do seu site.

Entre os mais utilizados, o Yoast SEO é o principal. Ele permite que você otimize cada página do seu site, informando exatamente quais pontos podem ser melhorados.

Sua instalação e configuração são extremamente simples, bastando acessar a área de plugins do WordPress, selecionar o Yoast SEO e instalá-lo.

  1. Integre o seu site com o Google Analytics

De nada adianta você trabalhar na otimização do seu site, se não puder identificar se suas mudanças estão surtindo efeito.

A melhor ferramenta para acompanhamento de tráfego hoje é o Google Analytics. As informações obtidas através dessa ferramenta são valiosas e servem como guia para termos ideia de como anda a otimização do site.

No WordPress basta inserir o código de acompanhamento gerado pelo Analytics e começar a coletar os dados do seu site.

Nós já fizemos um artigo falando apenas sobre o Google Analytics aqui no blog, então vale a pena dar uma olhada para entender melhor o que ele pode oferecer.

  1. Priorize a qualidade de seus conteúdos

O Google consegue ver quando o conteúdo de uma página é realmente relevante para o seu público.

Por isso, apenas repetir muitas vezes alguns termos mais buscados pelos usuários não ajudará a alavancar seu site no Google.

O conteúdo que você vai entregar para o seu público precisa obrigatoriamente responder as dúvidas pelas quais as pessoas estão buscando respostas.

E isso precisa ser feito de maneira profissional. Seus artigos precisam ser bem escritos, sem erros de português, e com um tamanho compatível com a informação que está sendo transmitida.

Estudos indicam que os a maioria dos primeiros resultados exibidos em uma busca no Google são os que possuem conteúdos com mais 2000 palavras.

Esse número pode ser utilizado como referência, mas o mais importante é que as informações que o seu texto traz sejam relevantes, mesmo que em 500 palavras.

Aproveite e conheça os melhores plugins de SEO clicando aqui.

Conclusão

Existem dezenas de outras técnicas que podem ser utilizadas para alavancar seu site no Google.

Aplicando inicialmente as técnicas que você aprendeu nesse artigo já será possível notar uma melhora considerável no posicionamento do seu site nas buscas do Google.

Coloque em prática o que aprendeu aqui, e depois deixe o seu comentário dizendo como essas técnicas te ajudaram a alavancar seu site no Google.