estrategia de venda black friday

A Black Friday já faz parte da vida dos brasileiros que se preparam durante o ano todo para adquirir os produtos que mais desejam com ótimos descontos nessa data.

Para você que tem um comércio, seja ele físico ou virtual, saber colocar em prática as melhores estratégias para aumentar as vendas na Black Friday é fundamental para aproveitar o grande volume de pedidos feitos nessa data.

O que é a Black Friday?

Com certeza você já recebeu pelo menos um e-mail de alguma promoção da Black Friday, com aqueles descontos gigantescos, que tornam praticamente impossível resistir.

Originalmente a Black Friday é uma data criada nos Estados Unidos e acontece sempre no dia seguinte ao dia de ação de graças, um dos principais feriados norte-americanos, celebrado sempre na última quinta-feira do mês de novembro.

No início esse dia de descontos era utilizado apenas por lojas online, que realizavam grandes promoções, dando início as vendas de natal.

Logo o dia de grandes descontos se espalhou para empresas dos mais variados setores, incluindo grandes redes de varejo.

No Brasil a Black Friday chegou em 2011, ainda sob muita desconfiança, principalmente dos grandes varejistas que não viam com bons olhos oferecer grandes descontos justamente na época onde o comércio direciona seus esforços para aumentar as vendas.

Depois dessa resistência inicial a Black Friday se consolidou como uma das mais importantes datas para o comércio brasileiro.

Existem estratégias para aumentar as vendas na Black Friday?

Algumas ações podem ser realizadas tanto nos dias que antecedem quanto na data específica da Black Friday que podem ajudar a aumentar as vendas.

Confira na sequência estratégias para aumentar as vendas na Black Friday e garantir o sucesso da sua empresa em uma das datas mais importantes do comércio no Brasil.

  1. Ofereça suporte a dispositivos móveis

O uso de dispositivos móveis como tablets e smartphones vem crescendo em ritmo alucinante a cada dia, e o comportamento dos consumidores na hora de adquirir os mais diversos tipos de produtos pela internet também se transformou muito nos últimos anos.

A grande maioria dos usuários tem o hábito de realizar pesquisas sobre os produtos ou serviços que pretende adquirir, fazendo com que seja obrigatório que as lojas virtuais se adequem a esse novo hábito.

  1. Prepare seu site para receber mais visitas

Se você fizer uma boa campanha antes da chegada da Black Friday as chances de seu site receber uma grande quantidade de visitantes nessa data é muito alta.

E uma coisa que deixa qualquer cliente descontente é encontrar uma boa promoção e depois ter que exercitar a paciência em um site extremamente lento, ou mesmo fora do ar.

Converse com a empresa que faz a hospedagem do seu site para chegarem a um acordo para que os clientes não enfrentem esse tipo de problema, prejudicando sua experiência.

  1. Crie produtos exclusivos para a Black Friday

Uma boa estratégia para aumentar as vendas na Black Friday é criar produtos que sejam exclusivos para serem comercializados nessa data.

Oferecer produtos criativos que atendam as necessidades de seus clientes por um preço mais interessante nessa data pode atrair um bom número de visitantes para o seu site.

Outra estratégia para aumentar as vendas nessa data é analisar o mix de produtos da sua loja e procurar kits exclusivos para essa data também é uma ótima forma de despertar interesse nos usuários que chegam até sua página.

Se a sua loja tem produtos que estão fora de estoque essa pode ser uma ótima oportunidade para reativá-los e coloca-los em destaque na vitrine.

  1. Trabalhe sua lista de e-mails

O e-mail é um importante aliado para que as empresas consigam criar um relacionamento mais próximo de seus clientes.

Ofereça conteúdo de qualidade e relevante para todos que se cadastraram na sua newsletter, para que eles estejam prontos para adquirir seus produtos quando chegar a Black Friday.

  1. Utilize uma contagem regressiva

Colocar uma contagem regressiva no seu site é uma excelente estratégia para aumentar as vendas na Black Friday.

É comprovado que nós, seres humanos costumamos tomar ações de forma mais rápida quando o tempo que temos para essa ação é curto.

Isso aciona o gatilho mental da escassez, fazendo com que os usuários que estão no seu site sintam que aquela é uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada.

Você pode utilizar esse contador apenas no dia da Black Friday, mostrando ao usuário quanto tempo ainda resta para que ele aproveite suas ofertas, ou começar a utilizar o contador dias antes da data específica, para ajudar a criar um clima de

  1. Ofereça descontos reais em seus produtos

Por mais incrível que possa parecer, oferecer descontos que sejam verdadeiros no dia da Black Friday pode ser uma estratégia para aumentar suas vendas excelente.

Certamente você já presenciou ou tomou conhecimento de casos de lojas que ofereciam descontos falsos nesse dia de grandes descontos do comércio.

Casos de lojistas que, por exemplo, vendem um determinado produto por R$ 100 de janeiro a outubro, e nas semanas que antecedem as promoções elevam o preço desse mesmo produto para R$ 200.

Até que chega o dia da Black Friday, e o produto que custava R$ 100 e subiu para R$ 200 é oferecido com um desconto de 50%.

Graças a esse tipo de prática, infelizmente adotada por muitos lojistas, no Brasil a data acabou ficando conhecida também como “Black Fraude”.

Conclusão

O comércio brasileiro demorou um pouco para adicionar o dia de grandes descontos praticados em lojas do Estados Unidos, mas quando os consumidores tomaram conhecimento da Black Friday todos acabaram aceitando e acrescentando a data ao calendário de vendas brasileiro.

Com a proporção que essa data ganhou nos últimos anos, as estratégias para aumentar as vendas na Black Friday podem significar o sucesso do seu negócio, seja qual for o seu nicho.