Quando se fala em criar uma loja virtual, quem não está familiarizado com o funcionamento de um e-commerce logo imagina que terá de aprender a escrever códigos extremamente complexos para que consiga criar um site para vender seus produtos.

Isso até poderia ser verdade há anos atrás, mas o mercado de e-commerce hoje possui diversas alternativas para quem quer criar sua loja virtual, mas não possui os conhecimentos técnicos necessários para desenvolver um site do zero.

As plataformas de loja virtual surgiram para suprir essa necessidade de muitos empreendedores, e se mostram cada vez mais modernas e robustas, proporcionando a criação de lojas virtuais completas, cheias de recursos que ajudam o e-commerce a crescer cada vez mais.

A seguir vamos listar as 4 melhores plataformas para criar sua loja virtual para tirar aquela ideia antiga de ter uma loja virtual do papel e colocá-la em prática.

WordPress Woocommerce

Os usuários que optam por criar uma loja virtual utilizando o WordPress podem contar com esse poderoso plugin.

Criado em 2011, o Woocommerce é totalmente gratuito e oferece diversas ferramentas que permitem ao usuário vender qualquer coisa pela internet.

Essa flexibilidade, que possibilita a venda de produtos digitais, físicos e até downloads é uma das principais características que fazem com que o Woocommerce seja utilizado por milhares de sites.

A facilidade de personalização também é um diferencial, pois são mais de 30 temas disponíveis onde é possível customizar cores, estilos e tudo mais para você criar uma loja virtual com a cara do seu negócio.

A familiaridade dos usuários com o WordPress é outro fator que facilita o uso intuitivo do Woocommerce, uma vez que grande parte dos sites disponíveis hoje na internet são construídos em WordPress.

Shopify

Essa é uma das principais plataformas para loja virtual mais conhecidas do mercado, pelo menos no Brasil.

O Shopify vem ganhando cada vez mais espaço principalmente pela facilidade com que qualquer pessoa pode criar uma loja virtual em poucos minutos.

Essa plataforma de loja virtual oferece a possibilidade de criar lojas virtuais com design responsivo, ideais para serem acessadas através de tablets e smartphones, por exemplo.

Magento

Mais uma plataforma para loja virtual que é utilizada em todo o mundo, o Magento vem crescendo a cada dia.

Mesmo sendo necessário assinar um de seus planos para poder criar sua loja virtual, existem opções mais acessíveis, ideais para quem está começando um novo negócio.

O que torna o Magento uma das melhores plataformas de loja virtual é a sua flexibilidade, assim como a possibilidade de utilização de extensões gratuitas para melhorar cada vez mais o seu e-commerce.

Tray

Uma das empresas mais experientes do mercado de e-commerce, a Tray oferece aos seus clientes, sejam eles pequenas, médias ou grandes empresas, uma das melhores plataformas de loja virtual.

A configuração de uma loja virtual Tray é simples e pode ser feita por qualquer pessoa.

Ao criar uma loja virtual na plataforma Tray o usuário pode também contar com a opção de integrar a sua loja virtual ao sistema de marketplace de grandes empresas do setor de varejo, disponibilizando seu produto nos e-commerces dessas empresas. 

Conclusão

Existem plataformas para criar uma loja virtual que atendem todos os gostos e necessidades dos empreendedores, independente do tamanho de sua empresa.

Na hora de escolher a melhor plataforma para criar sua loja virtual esteja sempre atento a qual delas oferece os recursos necessários para que o seu negócio atenda as necessidades dos seus clientes.

Cada loja virtual tem suas características próprias, o que faz com que o que funciona para uma loja pode não funcionar da mesma forma em outra.

A maioria das plataformas para criar loja virtual podem ser utilizadas por um período de teste, então conheça todas as que achar que vale a pena antes de decidir qual delas será utilizada para criar sua loja virtual.